Gerenciamento de Resíduos industriais

Revolução industrial verde: gerenciamento de resíduos

22/05/2017
O gerenciamento de resíduos representa uma economia no descarte, evita multa por danos ambientais, e ajuda a manter a responsabilidade social da empresa.

Um resíduo industrial é toda e qualquer sobra proveniente de um processo industrial. Devido aos riscos que apresenta, ele não pode ser descartado de qualquer maneira. Como toda transformação resulta em sobras, toda indústria gera resíduos.

Alguns resíduos são bastante agressivos ao meio ambiente e até mesmo à saúde humana. Por isso, existem algumas leis para garantir que cada tipo de resíduo seja destinado de modo adequado, de acordo com a sua classificação em grau de periculosidade.

Sendo assim, se faz importante, tanto pela questão de sustentabilidade e consciência ambiental, como para atender às normas vigentes, que exista um sistema de gerenciamento de resíduos eficaz. Assim, é possível caracterizar, classificar e tratar esses resíduos.

Atualmente, a gestão de resíduos passa por uma grande transformação. A conscientização vem gerando resultados e evoluindo da simples ação dos descartes incorretos e ilegais para sistemas mais complexos.

A gestão de resíduos pode ser dividida em quatro fases principais:

Geração

Deve-se entender a quantidade e o tipo de resíduo, as razões pelas quais ele é gerado, e encontrar oportunidades para prevenir ou reduzir sua geração.

Coleta e transporte

A coleta e o transporte devem ser realizados de forma eficiente e compatíveis com a classificação e quantidade de resíduo gerado.

Tratamento e transformação

Procedimentos de tratamento adequado, de acordo com a caracterização, para a transformação dos resíduos em produtos úteis, quando possível.

Eliminação

Os rejeito devem ser dispostos em locais adequados, sem causar danos ao ambiente como, por exemplo, em aterros sanitários controlados.

A etapa principal consiste em tratar esses resíduos de modo a neutralizar as desvantagens da sua existência.

Há diversas formas de se tratar os resíduos. Quando sólidos, podem passar por reciclagem, que é a reintrodução dos resíduos no próprio processo de produção. Além disso, pode passar por compostagem, disposição em aterros sanitários, incineração, entre outros.

Por meio do gerenciamento de resíduos, se opta pelo método mais coerente de acordo com o tipo de resíduo e seus efeitos sobre o meio. Ao mesmo tempo, este método deve atender da melhor forma à empresa geradora, seja em termos financeiros ou logísticos.

Muitas vezes, um tratamento correto e perspicaz dos resíduos faz com que a empresa economize bastante. Isso porque reduz gastos com tratamentos diferentes, e com multas por despejo inadequado. Aqui, o intuito de gerenciar resíduos é beneficiar os dois lados da moeda: a indústria e o mundo em que vivemos!

sustentabilidade

Texto por: Gabriela Carvalho