Projeto elétrico

Projeto Elétrico: Tudo que você precisa saber!

Já parou para pensar sobre o que é um projeto elétrico e sua importância? Ele é necessário quando pretende-se fazer modificações na rede elétrica ou em situações que representem riscos aos usuários.

Optar por esses serviços pode ajudar a economizar na conta de energia, e no prolongamento da vida útil dos equipamentos, visto que aperfeiçoa o uso deles, além de assegurar a segurança e organização da parte elétrica da sua estrutura.

Em todo o Brasil, o número de acidentes causados por sobrecarga (popularmente chamado de curto-circuito) aumentou. Na maioria das vezes, estes acidentes são gerados por instalações elétricas precárias e incorretas. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), isso é bastante comum em residências, devido principalmente à falta de informação.

Entre as principais causas de curto-circuito estão o envelhecimento da rede elétrica, que muitas vezes por ser antiga, carece de manutenção. Além disso, há também o uso errado das tomadas de eletricidade, que se sobrecarregam devido ao número excessivo de equipamentos ligados a ela com o auxilio dos benjamins ou “T”.

Além de algumas medidas preventivas para evitar acidentes, algumas vezes é necessária a realização de um projeto para a obtenção de diversos benefícios. Assim, componentes e produtos são escolhidos e instalados adequadamente. Dessa forma, garantindo a segurança de pessoas e patrimônios, além de assegurar a economia do usuário.

O projeto elétrico consiste, inicialmente, na determinação qualitativa e quantitativa do material utilizado.

Seguido dessa primeira etapa, determina-se a instalação elétrica necessária para certo local. Esta etapa leva em consideração a área do local, a função, a quantidade de tomadas, a quantidade de luminárias, e a movimentação de pessoas.

Após a finalização do projeto, o técnico possui todas as informações necessárias para executar a instalação. Auxilia também em manutenções futuras da instalação elétrica, pois provem de dados importantes como os que foram mencionados acima. Nota-se, portanto, a importância desse tipo de projeto para a organização do local.

Projetos mais simples podem ser realizados por Engenheiros Civis e Técnicos em Elétrica. Entretanto, projetos mais complexos só podem ser realizados por Engenheiros Eletricistas, que será o RT (Responsável Técnico) da obra.

O projeto elétrico é constituído por 8 etapas:

1. Análise da planta baixa

A análise da planta baixa do local consegue aferir a quantidade de lâmpadas. Segundo a NBR 5410, a quantidade de iluminação mínima, é regulamentada a partir da área do ambiente. Além disso, é importante e necessário saber o perímetro e a função de cada recinto, visto que a determinação da quantidade de PTUG’S (Pontos de Tomadas de Uso Gerais) depende dessas informações.

2 . PTUE’S e Fornecimento

Os pontos de tomadas de uso específicos (PTUE’S) não seguem uma norma específica. Eles dependem do aparelho e da sua localização. A determinação do fornecimento mínimo necessário se dá a partir do somatório do consumo de energia elétrica (potência ativa) de todos os pontos.

3. Determinação dos circuitos elétricos

Por questão de segurança, a NBR 5410:2004 determina que os circuitos elétricos  possuam em média 10A (ampère) de corrente elétrica. Sendo assim, sua corrente máxima, pode possuir apenas mais um circuito com um aparelho de potência alta, como por exemplo, o ar condicionado. Ademais, recomenda-se a separação dos circuitos de iluminação dos circuitos de tomadas.

4. Aferir local do quadro de distribuição

Após determinar o local do quadro de distribuição (entrada da energia na residência ou comercio), define-se o local de alimentação dos pontos de consumo.

5. Corrente elétrica

A fim de determinar a corrente elétrica (transporte de energia elétrica) são utilizadas fórmulas matemáticas, evitando circuitos com mais de 10 A.

6. Dimensionamento do disjuntor aplicado no quadro de mediador

Quadro de cargas

Planilha do quadro de cargas

O tipo do disjuntor (serve para interromper a passagem de corrente elétrica, quando essa ultrapassa o valor máximo predefinido) depende do tipo de fornecimento e do tipo de sistema de distribuição da companhia de eletricidade local.

7. Planta de locação de pontos elétricos

Diagrama unifiliar

Planta de locação de pontos elétricos

Após finalizar o quadro de potência, a parte elétrica é aferida. Na planta de locação há todos os pontos de iluminação, pontos de tomadas de uso gerais e tomadas de uso específico.

8. Diagrama unifilar para o projeto elétrico

Por fim, o diagrama unifilar representa a trajetória dos pontos e dos dispositivos. O diagrama apresenta a alimentação da concessionária, o quadro de mediação, o quadro de distribuição e os circuitos finais. O objetivo é verificar, de forma rápida, quantos condutores elétricos passarão dentro de determinados eletrodutos, além do trajeto do mesmo.

Precisa de um projeto elétrico? Contate-nos para um orçamento. Estamos a disposição para ajudar no que precisa.

Para mais informações na área acesse outros conteúdos.

Gostaria de uma consultoria gratuita?

[wpforms id=”19907″]