Por que Automação e TI é fundamental para o mercado de trabalho hoje?

Possuir um sistema automatizado aumenta a velocidade na geração de informações, e diminui os custos operacionais. Se mostra uma peça chave para o desenvolvimento das indústrias, e uma porta de conforto e segurança para sistemas residenciais.

Como já dizia o educador e filósofo Marshall McLuhan, a tecnologia da informação é a extensão do homem. Vivemos numa época que a competitividade e a busca por um destaque no mercado é acirrada aos mínimos detalhes. A inovação é a chave principal para o sucesso.

 

O grande desafio é: como inovar em áreas já tão difundidas e metódicas entre os profissionais? Talvez a palavra inovação não retome apenas a invenção, mas também a reinventar algo que já funciona, melhorando a eficiência e expandindo suas possibilidades.

 

A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas para realizar tarefas, sem a necessidade da interferência humana. Dessa forma, garante resultados mais uniformes, rentáveis e controlados de maneira adequada. Possibilita dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores. 

 

Um sistema automatizado pode ser implantado desde uma grande indústria até sistemas de segurança em prédios e lojas.

 

Com o avanço da tecnologia, os processos automatizados tomaram conta de todos os setores, facilitando muito a vida das empresas. O que era uma novidade, hoje é uma necessidade, para que se acompanhe o mercado de trabalho. Isso se deve muito a grande inserção e avanço da Tecnologia de Informação (TI).

 

É notório que, graças a ela, a comunicação entre as pessoas ficou muito mais fácil, assim como o acesso ao conhecimento, entretenimento e qualquer mídia que o usuário desejar. A área de TI permitiu o avanço de sistemas de software que regem empresas de micro a grande porte. O mundo hoje está conectado a programação e temos que saber usá-la a nosso favor!

 

A aliança entre essas duas poderosas ferramentas – Automação e TI – nos retorna uma gama ilimitada de possibilidades. Quem é capaz de controlá-las pode atender qualquer demanda. Isso facilita e otimiza qualquer processo, em qualquer setor.

 

Mas quais são as principais vantagens na indústria e no comércio?

 

Aumento de produtividade e qualidade do produto: para a realização de determinada tarefa, as exigências para o homem e para a máquina são diferentes. As máquinas não possuem riscos de saúde, podem exercer movimentos repetitivos e simultâneos e não necessitam de descanso. É possível produzir muito mais necessitando de muito menos esforço. Além de interferir diretamente na qualidade final do produto que se quer obter pois, o resultado é facilmente projetado e controlado de maneira uniforme.

 

Redução de custos: é nítido no mercado de grandes empresas que a automatização de processos acarreta no retorno econômico favorável. A redução no desperdício de materiais e na quantidade de mão de obra para produção representam uma economia considerável. Máquinas exigem manutenção, porém com gastos pontuais que apresentam melhor custo benefício quando se observar o resultado final.  

 

Segurança: conforto é um dos principais benefícios quando se pensa em automação. É possível monitorar qualquer indústria, estabelecimento, e até residências, em tempo real e de fácil acesso, por qualquer dispositivo móvel. Na indústria, a eficiência tem uma ligação direta com a segurança pois, podemos monitorar e avisar sobre quaisquer irregularidades. Isso pode prevenir riscos com os próprios funcionários, assim como problemas com a produção. Evitando prejuízos e danos, garantem informações que não seriam facilmente detectados por uma ação humana.

 

Credibilidade: o quesito inovação é muito relevante no marketing. Todos nós, quando clientes, buscamos um serviço que nos retorne conforto, confiança e modernidade. Ao conhecer um estabelecimento, por exemplo, que utiliza de processos de automação e tecnologia para melhor a qualidade do seu atendimento, certamente ele irá de destacar dos demais concorrentes, e agregará valor para os seus clientes.

 

Competitividade: com maior produção, menor custo e melhor visibilidade, o seu produto ganhará em qualidade diante dos demais. Portanto, possibilita o investimento em outros aspectos. A concorrência é extremamente agressiva e é necessário atender e consultar a demanda do consumidor específico do setor.

 

Não precisamos mais ocupar a mão com um passarinho, quando se pode ter todos voando em seu controle. O mundo evolui constantemente, adote esta ideia!

automacao(1)

Texto por: Denner Duarte