Sua máquina, do seu jeito!

, ,

Como nem sempre encontramos algo totalmente adaptado às necessidades de uso, desenvolver uma máquina pode significar o encaixe perfeito para solucionar um problema.

Para melhorar a qualidade e a rapidez de um processo, podemos desenvolver uma máquina totalmente adaptada às necessidades do cliente. Com uma plena comunicação entre projetista e cliente, o maquinário é feito conforme as especificações desejadas.

 

Às vezes, possuímos uma ideia e queremos torná-la realidade. Com o projeto de máquinas isso é possível já que, inventores por exemplo, podem concretizar uma ideia que tiveram ou um maquinário que inventaram.

 

Uma máquina planejada permite maximizar os resultados porque opera exatamente onde a empresa precisa. E projetar nem sempre significa recomeçar do zero. Um projeto pode trabalhar com algo já existente, otimizando e melhorando aquilo que se tem.  

 

O projeto de máquinas passa por alguns mecanismos, onde é feito todos os cálculos e estudos necessários. No entanto, não é só este ponto. Além disso, se difere no que diz respeito a adoção de movimentos. Isso porque trata-se de um projeto multidisciplinar e envolve diversos conhecimentos de engenharia.

 

Em relação aos passos necessários, o projeto trabalha com a concepção conceitual, o projeto preliminar e o detalhamento. Por meio de cálculos e desenhos técnicos ocorre a validação através da prototipagem. A apresentação pode ocorrer em pranchas de desenhos técnicos, e acompanhar manuais de montagem quando forem necessários.

 

Após conversar com o cliente e detectar as suas necessidades, o primeiro passo do projeto é a concepção física do equipamento. Posteriormente é realizado o dimensionamento de cada componente por meio dos cálculos necessários. Por fim, é feita a prototipagem virtual em softwares como o SolidWorks.

 

A prototipagem também pode ser realizada usando a modelagem em 3D.

 

Prototipagens reais utilizando impressoras 3D são possíveis em casos que envolvam máquinas a nível de bancada.

 

Para a prototipagem de equipamentos maiores, principalmente industriais, empresas na área de fabricação devem ser acionadas.Nestes casos, faz-se o acompanhamento da fabricação/ montagem, a fim de garantir que o projeto tome forma, exatamente como foi projetado. Isto também evita custos adicionais, e problemas na execução.

 

O projeto não é só a concretização de uma ideia ou a concepção de máquinas personalizadas. O projeto envolve funcionalidade aliado à necessidade. É para atender perfeitamente os desejos da empresa/cliente, e emitir os resultados esperados.

 

Por: Johnathan Batista

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *