Comece seu maquinário com o desenho técnico mecânico

,
O desenho técnico mecânico pode ser de suma importância para avaliar a eficiência de uma máquina. Com esta representação podemos entender melhor seu funcionamento e a melhor forma de operá-la.

O desenho técnico mecânico mostra todos os detalhes para a construção de uma máquina. Se você possui uma máquina e deseja modificá-la, este é o primeiro passo. Caso deseje construir  uma máquina nova, este procedimento também é fundamental.

Operadores de máquinas e responsáveis por fabricação de peças também podem precisar do desenho técnico. Isso garante a perfeita execução do projeto, e a melhor operação da máquina.

A representação gráfica voltada ao projeto de máquinas não se restringe somente ao projeto propriamente dito. Pode ser descrito também como um ramo especializado do desenho, regulamentado por normas da ABNT. Neste caso, o desenho descreve e representa as ideias de um novo maquinário, de acordo com as regras e procedimentos técnicos.

Seguindo as condições de qualidade e segurança, as representações também podem ser realizadas para peças e ferramentas específicas. Adaptando-as às necessidades do clientes, as peças são descritas conforme o tamanho, material e uso.

Elaborado por profissionais da área de engenharia mecânica, o projeto do produto é feito da maneira mais real possível. Dessa maneira, a representação de peças e maquinários é representado bidimensionalmente, utilizando diversos conteúdos:

Vistas ortogonais: representação que detalha o projeto. Mostra o desenho do ponto de vista do observador.

Cortes: representa detalhes internos do projeto e detalhes da peça.

Seções e planificações: é a representação do maquinário e das peças no plano.

Todas estas informações são compiladas e usadas para melhor representar o equipamento. Dessa forma, o objeto é detalhado tridimensionalmente, a partir das informações anteriores.

Para visualizar todos estes detalhes usamos programas computacionais.

Usando o software SolidWorks geramos a representação da máquina ou ferramenta. O diferencial da modelagem prévia em formato tridimensional é que podemos verificar exatamente como será o projeto. As vistas e cortes permitem checar se há espaços entre as peças, no caso de montagem de máquinas, e se há alguma imperfeição nas peças.

Todas as medidas e posicionamento de elementos são previamente estudados antes de sua formalização, via representação técnica 2D. Garantimos assim uma representação proporcional, e passível de ser replicada.

A representação técnica mecânica de determinado componente que seja intercambiável, pode exigir também a escolha de tolerâncias e ajustes visando sua fabricação. Neste ponto, a NBR 6158 deve ser utilizada.

A referida norma (NBR 6158) tem por objetivo estabelecer  o conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica. Permite a escolha racional de tolerâncias, garantindo o ajuste correto de peças e equipamentos.

O desenho técnico mecânico esboça não só um novo maquinário mas, pode melhorar uma máquina já existente. Com ele é possível conhecer detalhes das peças e equipamentos e escolher a melhor forma de uso e aplicação. Apesar de bastante específico, é muito importante para bom desenvolvimento de qualquer maquinário. Ajuda da indústria ao inventor.

 

Desenho técnico mecânico

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *