Embora pareça contraditória essa afirmação, diversos tipos de ambientes, sejam hospitalares, industriais, salas comerciais, academias, residências, ou pequenos comércios tem uma coisa em comum, e se você tem, ou convive em algum desses ambientes, com certeza já se pegou com muito calor, ou com muito frio, e com certeza pensou em obter um Projeto de Climatização.
O Projeto de Climatização pode ser bem definido como o dimensionamento correto dos equipamentos responsáveis pela refrigeração, aquecimento, ventilação e desumidificação de um ambiente, visando um maior conforto térmico, assim como a entrega dos documentos exigidos por normas pela legislação vigente. Entretanto, vamos destrinchar um pouco desse assunto juntos e entender a fundo quais são as reais vantagens de obter um projeto desse tipo.
Como é pensado o Projeto de Climatização?
- Tudo começa no levantamento de dados, um bom profissional irá reconhecer o ambiente para o qual o projeto será feito, coletando todos os dados necessários para dimensionar corretamente o equipamento que operará naquele local. Em geral, é anotado e analisado pelo profissional o fluxo médio de pessoas que passam por aquele ambiente, número de portas e janelas, quantidade de luminárias e aparelhos eletrônicos. Informações sobre os materiais das paredes e do teto também são em geral importantes para a maior precisão do projeto. Além de todos esses dados levantados, questões como incidência solar nas horas mais quentes do dia, e mais frias, são levadas em conta pelo profissional.
Caso exista uma planta baixa do local, ela auxiliará o profissional a obter as informações necessárias, como as medidas do local.
- Após toda essa coleta de dados, o profissional irá realizar perante a norma, os cálculos dimensionando a carga térmica do local, ou seja, quanto de calor precisa ser retirado do local, e a partir desses cálculos, verificar qual aparelho cabe perfeitamente no seu ambiente. Nessa fase é importante ter bastante precisão para que não hajam sub ou super dimensionamentos.
- Determinados os equipamentos, caso sejam aparelhos com distribuição por meio de dutos, esses dutos são dimensionados para que haja uma melhor efetividade da distribuição do ar, e por fim, conforme a necessidade do seu ambiente, são calculadas as bocas. Essas bocas podem ser grelhas, difusores, filtros, a depender da sua real necessidade.
A partir disso são emitidos os memoriais descritivos para realização da instalação, e demais documentos exigidos pela legislação.
Tudo isso parece muito fácil, que tipos de problemas posso ter caso não contrate um profissional qualificado?
Um projeto de climatização mal realizado, ou a ausência de um projeto de climatização podem lhe acarretar inúmeras dores de cabeça, passando de solução a vilão. Problemas comuns como:
-
Sub ou Superdimensionamento;
Subdimensionamento está relacionado a colocar um aparelho cuja potência não consegue alcançar o que o ambiente realmente exige.
Dessa forma, por “trabalhar demais”, encurta – se a vida útil do aparelho, exigindo mais manutenções, e também não obtendo o conforto térmico esperado. Em outras palavras, o gasto se torna consideravelmente maior, e o ambiente não fica na temperatura desejada.
Superdimensionamento, ao contrário, está relacionado a colocar um aparelho cuja potência é bem maior do que a necessária para aquele ambiente.
Mas um aparelho que somente deixa o ambiente na temperatura desejada não significa que seu projeto está excelente. Um aparelho de potência maior exige uma quantidade de energia maior, aumentando consideravelmente também seus gastos, tanto com energia, quanto com o próprio aparelho que, com maior potência, também é mais caro.
-
Problemas de saúde;
Um bom Projeto de Climatização visa prever a manutenção do equipamento, e a realização de limpeza e troca de filtros, mantendo a boa qualidade do ar do ambiente. Além disso, esse serviço trabalha com renovação de ar, ou seja, Um projeto de climatização bem executado refrigera o ar ao mesmo tempo em que o renova, pois este, faz circular a ar que é passado em filtros.
Um equipamento devidamente instalado e dimensionado, além de ter este controle da qualidade do ar, climatiza o ambiente de forma homogênea, trazendo outros benefícios aos usuários, como maior aptidão física e cognitiva para desempenho de atividades, seja no ambiente de trabalho ou de repouso.
-
Problemas com a lei;
Três documentos são exigidos por lei que todo ambiente climatizado possua, são eles um Plano de Manutenção, Operação e Controle, Memorial descritivo, e a Planta Baixa do local com as Simbologias corretas. Sem tais documentos não é permitida a instalação de Ar – condicionado nos ambientes.
Neles estão presentes as especificações do projeto para instalação naquele ambiente, como Potência dos Aparelhos, Vazão de ar no ambiente, garantindo o melhor conforto térmico, e a melhor qualidade do ar daquele ambiente segundo as normas.
Com estes documentos em mãos é permitida então legalmente a instalação dos aparelhos no ambiente.
Falamos dos problemas que posso ter, quais seriam então os benefícios?
Quando falamos nesse tipo de projeto, a forma como ele é pensado vai além de adequá-lo as normas, ou também a lei, além de todas essas questões que são de fato importantes, o projeto é pensado em você, no seu conforto, e também no seu bolso.
O maior benefício que o bom projeto de climatização pode trazer é ser sustentável, diminuindo seus custos com manutenção, trazendo maior durabilidade ao seu aparelho, e, com a potência certa e o equipamento adequado, garantindo menor custo na sua conta de luz.
Além desses benefícios, posso citar ainda:
- Conforto e acolhimento, aliás qual pessoa não gostaria de comprar ou estar em um ambiente fresco?
- Ar puro;
- Barulho reduzido;
- Economia;
- Maior Produtividade;
Quero um Projeto de Climatização! O que fazer?
Viu a importância de um Projeto de Climatização? Agora que você já sabe os benefícios o primeiro passo é encontrar um Profissional qualificado!
Nós da ELO Engenharia e Arquitetura teremos prazer em te atender, fale com um de nossos colaboradores hoje e peça um diagnóstico gratuito!