Sol Dentro de Casa – Entenda o que é Energia Solar

Caminho da energia fotovoltaica: o Sol é sua nova energia.

 

O que é?

A geração de energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão da energia luminosa, irradiada pelo Sol, em energia elétrica para ser usada nas residências, comércios e empresas.

Como surgiu?

A descoberta do efeito fotovoltaico aconteceu no século XIX por Alexandre Edmond Becquerel que, por acaso, verificou a exposição de eletrodos de prata à luz. Entretanto, essa tecnologia era considerada muito avançada para a época, e só se popularizou a partir de 1970. Desde então, a sua evolução tem incentivado cada vez mais o seu crescimento no Brasil.

 

Como funciona?

A geração de energia elétrica ocorre por meio das seguintes fases:

1) Captação da luz solar 

Os painéis solares são responsáveis pela captação da energia solar. Eles são instalados nos telhados e interligados uns aos outros, passando a energia adquirida para o inversor. 

2) Conversão da energia solar 

O inversor é o responsável por converter a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para qualquer equipamento elétrico que você quiser. 

3) Distribuição 

A energia elétrica que sai do inversor vai para o quadro de distribuição do local, e em seguida é distribuída normalmente para os seus respectivos circuitos. 

A energia gerada é de sua autoria, portanto, não há custo para sua utilização. 

Contudo, é importante ressaltar que cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. 

4) Créditos 

É importante lembrar que para os sistemas conectados à rede, sem bateria para armazenamento, essa energia só é gerada enquanto há luz solar. Bem, e nos demais períodos? Nos demais momentos, durante a noite ou dias nublados, o consumo é abastecido pela concessionária, que cobra por ele. No entanto, como sua unidade gerou energia durante todo o dia e abasteceu a rede, você fica com créditos para usar durante os períodos de necessidade. 

Para entender melhor esse assunto, temos uma matéria bem detalhada no blog: “Como funciona o sistema de compensação de energia?”.

Vantagens

Dentre as vantagens da geração de energia solar fotovoltaica, listamos as principais:

  1.  Economia de 90% da conta de luz 
  2. Fonte inesgotável 
  3. Fácil instalação 
  4. Baixa manutenção 
  5. Vida útil elevada (mais de 25 anos) 
  6. Não poluente 
  7. Ocupa pouco espaço 
  8. Totalmente renovável 
  9. Valorização do imóvel 

Assim, essas vantagens somadas ao crescimento da energia elétrica no Brasil, tornando-a a 5° mais cara do mundo, fazem com que o sistema fotovoltaico seja cada vez mais atrativo.

Desvantagens

Já sobre as desvantagens, podemos listar: 

  1. Alto custo de aquisição 
  2. Na ausência da fonte, não gera energia 
  3. Baixa capacidade de armazenamento 
  4. Pouco de incentivo no Brasil 

Apesar de seu alto custo de aquisição, a durabilidade das placas torna o sistema fotovoltaico um ótimo investimento, uma vez que você consegue pagá-lo em poucos anos, enquanto as placas duram décadas. Além disso, como a energia gerada já é usada a partir da instalação, os custos com a fatura de energia elétrica já reduzem no primeiro mês, sendo necessário apenas o custeamento das placas, o que, dependendo do método de pagamento, pode ficar mais barato do que a conta de energia. 

Quanto a dependência da presença do sol para a geração, é possível adquirir baterias para o uso da energia em outros períodos, todavia, elas são muito caras e de baixa durabilidade. No entanto, o sistema de créditos explicado anteriormente consegue superar esse problema.

Já o pouco incentivo no Brasil tem sido contornado a partir de linhas de financiamento para se obter um sistema fotovoltaico com juros acessíveis. Além disso, uma nova política de matriz energética mais limpa vem sendo construída, na qual um programa de incentivo à energia solar, “Pró- Sol”, está sendo elaborado para reduzir os preços dessa energia no país.

Demonstração de casa com energia solar

E então, viu como compensa fazer esse investimento? Mas para um serviço de qualidade, é preciso um projeto fotovoltaico devidamente aprovado pela concessionária. Apenas com um projeto em mãos, há garantia de dimensionamento correto do sistema, de segurança na conexão com a rede, e de compensação de créditos. Está interessado?  Tire suas dúvidas, entre em contato e peça um orçamento gratuito!