Se você está pensando em ter um projeto de energia solar, é bem provável que tenha a dúvida de como ela gera energia estando de noite. Certo? Neste post explicaremos como funciona.
A energia fotovoltaica necessita da luz emitida pelo sol para produzir energia elétrica, sendo assim o sistema não gera energia na ausência de luz solar, mas isso não significa que você ficará sem eletricidade em casa durante a noite.
Para entender melhor, explicaremos os dois tipos de instalação de energia solar.
Energia Solar On grid
Neste sistema de energia solar, a captação funciona interligada à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica. Em que é realizada uma espécie de compensação.
O sistema da concessionária é utilizado quando os painéis solares não conseguem produzir energia suficiente para suprir o consumo do imóvel.
Isso é gerenciado através da instalação de um medidor bidirecional, ao passo que ele consegue registrar o quanto de energia foi consumida da concessionária e o quanto foi produzida pela unidade geradora. Se a produção for maior do que o consumo, o excedente é injetado na rede convencional como forma de créditos que podem ser utilizados no período noturno.
Por isso há a importância de um projeto fotovoltaico bem dimensionado. Se a produção não for suficiente para gerar créditos, o valor pago à concessionária pode não trazer a economia esperada.
Esse é o sistema mais utilizado pois os benefícios relacionados a custos de instalação e manutenção são maiores quando comparado ao off grid, o qual ainda será explicado.
Um ponto negativo a ser ressaltado é que como o sistema está interligado a rede, quando ocorre uma interrupção no fornecimento de energia vindo da concessionária, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer energia elétrica.
Sistema Off grid
O sistema off grid trabalha de forma totalmente independente ao sistema da rede de distribuição.
Nesse caso, para que o imóvel não fique sem energia elétrica durante a noite, é usado um banco de baterias para armazenar
o excedente de energia produzido durante o dia. Posteriormente usando este excedente à noite.
A vantagem nesse sistema é que a energia produzida pode ser utilizada mesmo se o fornecimento de energia da rede convencional for interrompido. Por esse motivo é muito utilizado onde não existe acesso a eletricidade e também em sistemas de segurança.
Um dos grandes problemas relacionados a esse tipo de instalação é o custo de manutenção, já que as baterias possuem um valor de mercado elevado e elas ainda não têm boa autonomia e vida útil, ou seja, precisam ser trocadas com certa frequência.
Então agora você sabe como a energia solar funciona à noite, mas ainda há muitas coisas interessantes para saber e pensando nisso nós temos um post falando sobre tudo o que você precisa saber.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Autor: Jhonatan lima de Souza, colaborador do núcleo de instalações elétricas.