Checklist Projeto Arquitetônico

Checklist: Projeto Arquitetônico

Com certeza você já se deparou com o sonho da casa própria, o nascer de uma ideia de negócio, o desejo de reformar ou ampliar algum espaço, e com toda certeza com a necessidade de planejar essa obra. Planejar a construção de um edifício, seja ele casa ou comércio, é feito em várias etapas. Entre elas, a etapa de concepção do projeto, que é vital para conseguir alcançar bons resultados. O projeto arquitetônico é essa etapa de concepção. 

 

Render da fachada do projeto Rui feito pela ELO Jr

Render da fachada do projeto Arthur feito pela ELO Jr

 

Nesse processo, o projeto arquitetônico deve dar vida a ideia ou espaço de forma a dar um caminho posterior a construção, de forma que execução seja feita com sucesso e sem erros. Durante essa etapa, as possibilidades de construção surgem a partir de estudos e modificações em função de aspectos como:

  • A topografia;
  • Conforto térmico;
  • E, claro, os desejos do cliente e o que ele precisa.

De modo que, ao final do projeto, o resultado atenda de forma única as demandas do local, que alinham-se às ressalvas, sejam elas por dinheiro, físicas, de mão de obra ou mesmo por conta de materiais disponíveis para a obra.

Sendo assim, divide-se o projeto arquitetônico em algumas etapas para viabilizar sua ação. Aqui na ELO Jr vai além disso: busca-se de forma contínua alinhar e permite que o cliente veja toda as etapas do seu projeto para que a entrega do projeto ocorra da melhor forma possível. 

Dessa forma, essas etapas são:

1. Pré-projeto

Primeiramente, essa é a etapa em que o que o cliente precisa e deseja são escritos. Sendo assim, busca-se articular todas as possibilidades para atingir os objetivos do projeto.

 

2. Estudos Prévios

Etapa em que se desenha e idealiza os primeiros esboços do projeto, através de plantas, layouts, implantações, entre outros, materializando as primeiras ideias e propostas. Além disso, verificam-se as relações com o entorno e ainda a viabilidade do projeto quanto às normas e plano diretor vigente.

 

3. Anteprojeto

Com os estudos prévios feitos e já aprovados, o profissional dará continuidade à proposta, desenvolvendo de forma efetiva o projeto definindo melhor os fluxos, layouts, plantas e como implantar o projeto em relação à topografia, etc. Nessa etapa são definidos também os sistemas construtivos e estruturais alinhados a questões de ventilação, iluminação natural e acústica, ou seja, questões mais técnicas que posteriormente vão influenciar nos desenhos do projeto executivo.

 

4. Projeto Executivo

Após o amadurecimento do projeto, a etapa de concepção do projeto executivo se inicia. Nela são feitas as representações finais, memoriais descritivos, sejam eles de ambientes, materiais, de atividades, dentre outros. Em outras palavras, o projeto executivo é o conjunto de documentos e plantas que vão para o canteiro de obras e conduzem a construção efetiva do edifício.

 

5. Compatibilizar

O projeto arquitetônico sozinho não pode definir todas as estruturas que garantem que uma edificação funcione, por exemplo, a questão da água ou da energia elétrica. Deste modo, os projetos que complementam são vitais para uma boa execução da obra. Entre eles estão o projeto estrutural, o elétrico e o hidrossanitário, por exemplo. Na etapa de combinar, todos os projetos são vistos em conjunto e se preciso, alterados para que todos façam sentido em conjunto e sozinhos. Isso porque, ao construir é preciso que não ocorra erros, como um fio passar por um local errado ou um cano no meio de uma sala. 

Render da sala do projeto Rui feito pela ELO Jr

Render da sala do projeto Arthur feito pela ELO Jr

De modo geral, o projeto arquitetônico, no contexto da construção civil, é o melhor meio de ver uma ideia de forma prévia, avaliar as condições e melhor forma de executá-la, evitando gastos extras, frustrações e aproveitando o espaço disponível.

Portanto, ao pensar construir um espaço, é sempre bom procurar um profissional qualificado, seja ele um arquiteto ou engenheiro civil. Pois, eles podem ajudar nesse planejamento, desenvolvendo um bom arquitetônico, alinhado a execução dos projetos que complementam. Além disso, um bom profissional também muito importante para alcançar todos os resultados esperados. 

Assim, é fácil perceber quanto importa um projeto arquitetônico para uma obra, pois ele é o retrato do espaço ideal e é o primeiro passo para que uma obra seja bem feita. 

E ainda mais vital é que seja expert para a execução de tal processo, saiba mais sobre as vantagens desse serviço além da parte técnica aqui.

Nós, da ELO Júnior, já fizemos vários projetos que você pode conferir aqui, e buscamos cada vez mais oferecer um serviço bom para o cliente.

Ficou interessado no assunto? Clique aqui para entrar em contato conosco e agendar de forma gratuita um orçamento para o seu projeto. A ELO deseja realizar o seu sonho!  

Autor: Vitor Leal