Como ter um projeto de arquitetura com personalidade

Faz parte de muitas pessoas o desejo de possuir um carro, uma boa moradia, um bom trabalho ou abrir o próprio negócio. Embora estes sonhos sejam comuns, cada pessoa possui uma visão de projeto de arquitetura com uma personalidade própria: uma casa grande, muitos quartos, estilo rústico ou até mesmo uma decoração japonesa em todos os cômodos.

Mas isso não é uma característica do homem contemporâneo, a ideia de criar um abrigo nasceu junto aos seres humanos da pré-história. Com o uso de madeira, pedras, tecidos de animais e folhas, surgia um espaço delimitado, seguro e único. Hoje em dia, as tecnologias construtivas evoluíram consideravelmente, mas essa busca por preferências em um ambiente ainda permanece.

projeto de arquitetura com personalidade desde as construções antigas até as atuais

Das construções de pau e pedra à impressão 3D.

Atualmente, ficou mais fácil possuir um imóvel na área urbana das cidades. Surgem novos loteamentos para ocupação todos os anos, condomínios à venda, aluguel de casas e apartamentos. Durante o atual cenário de pandemia, são muitas incertezas quanto a investimentos pessoais, mas se você busca correr atrás da casa própria ou do próprio negócio, esse conteúdo pode lhe ser útil. Então, acompanhe estas dicas sobre como ter um projeto de arquitetura com uma personalidade que se pareça com você:

1. Destinado ao uso adequado de sua personalidade

O primeiro passo é conhecer sobre você mesmo. Sim! Conhecer seus gostos, o que você faz no dia, seus hobbies, em qual cômodo mais passa tempo. Essa análise deixará claro as divisões dos espaços, suas cores e materiais em uma habitação. Se for decorar uma loja, por exemplo, deve estar claro que tipo de produto você vende, para qual público, qual o estilo dos seus clientes, se a iluminação está bem direcionada para uma vitrine limpa e que foque seu produto. Tudo isso são questões que devem ser feitas antes de realizar qualquer intervenção em um ambiente.

2. Escolha projetá-lo a comprar projetos de arquitetura prontos

A pesquisa por referências na hora de arquitetar a ideia de sua casa deve ser algo frequente. Na internet, existem diversos sites sobre tendências e estilos. No entanto, há também um grande número de páginas comercializadoras de projetos prontos, desde à planta baixa até a decoração. Infelizmente, esse tipo de serviço apresenta diversas desvantagens. Além de ser um modelo que talvez não se adeque à orientação solar, clima e topografia do terreno, sua casa será sempre artificial, semelhante à de outras pessoas que “baixaram” a mesma ideia.

3. Pense mais na qualidade e menos no bolso

Inicialmente, a ideia de construir uma casa que atenda a todas as suas necessidades pode parecer um pouco fora do orçamento. De fato, as melhores escolhas de materiais, mobiliário e mão de obra possuem um alto valor agregado. Contudo, junto a isso, garante-se também um estilo de vivência muito mais agradável do que escolher o mais barato que, muitas vezes, possui uma perecividade curta e defeituosa. Portanto, certifique-se de fazer uma boa pesquisa de mercado do que deseja comprar para sua construção.

4. Uma identidade visual no projeto

Você já chegou na residência de uma pessoa conhecida e ao se deparar com o interior falou “nossa, isso é a sua cara”? Isso porque faz todo sentido possuir um espaço para morar que mais se adequa ao nosso estilo de vida.

“Casas muito fechadas, escuras e formais não abrigam pessoas descontraídas, alegres e expansivas. Também não encontraremos em uma casa entulhada de móveis […], pessoas desapegadas e desprendidas, tampouco acharemos numa casa desorganizada, desleixada, pessoas que apreciem a ordem, a organização e o belo.” (BRANDINI, LORENZETTI; 2016)

 Todo ambiente construído possui uma identidade e fala muito sobre a personalidade de quem o projetou ou o frequenta. Seja uma loja, um escritório ou a nostálgica casa dos avós. Esses espaços possuem cheiro, textura, têm histórias para contar.

5. Dê preferência ao trabalho de um profissional da área

Ao visitar os bairros menos abastados ou cidades interioranas, nos deparamos, muitas vezes com moradias feitas pelo próprio residente. E são construções que duram, uma tecnologia informal, mas que funciona. Porém, a contratação de um profissional traz uma garantia do serviço ofertado e permite o direcionamento das preferências do cliente na elaboração de um projeto arquitetônico com personalidade. Uma empresa de engenharia e arquitetura preza por todas as condições limitadoras da obra e busca entregar um resultado que marque para sempre a vida do cliente.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir também: Por que design de interiores não é só estética?