Habitíssimo: Otimização de Espaço

Você já deve ter assistido algum programa de TV onde uma decoradora faz pequenas mudanças no layout de um cômodo e a decoração fica tão incrível que parece que foi feita uma reforma geral no local. O que acontece é muito simples e se chama otimização de espaço. São pequenas soluções e mudanças que fazem muita diferença no visual da casa e trazem uma grande melhoria no conforto. Nós conversamos com o pessoal do Habitissimo e decidimos trazer algumas dicas práticas e fáceis que podem fazer com que você crie um ambiente mais versátil, apenas fazendo uma melhor utilização do espaço disponível. Vamos lá?

1. Encoste móveis nas paredes

Fonte: Pinterest

Quanto mais espaço livre, mais otimizado fica um local. Além de deixar uma boa área para circulação, o mobiliário encostado nas paredes proporciona mais segurança ao sair ficar do meio do caminho, o que gera conforto tanto ambiental, quanto visual.

2. Coloque espelhos em locais estratégicos

Fonte: Pinterest

Espelho é o coringa de qualquer decoração quando é preciso criar uma sensação de amplitude. Ele deixa qualquer ambiente bonito, porém precisa ser inserido com cuidado e atenção. Não se trata apenas de jogar um espelho na parede, é preciso analisar o resultado como um todo. Se possível coloque-o na parede oposta a janela e obtenha uma sensação de espaço maior.

3. Use móveis como divisórias

     Fonte: Vivadecora

Algumas peças são perfeitas para dividir ambientes, como em casas onde a sala e o quarto estão no mesmo cômodo. Estantes ou prateleiras devem ser colocadas no local onde se divide as duas áreas. Assim você consegue otimizar o espaço com um móvel funcional e que poderá servir de apoio para os dois cômodos. Só tome cuidado para não bloquear a entrada de luz.

4. Faça a setorização do seu espaço

Fonte: Tua Casa 

Dentro de um mesmo ambiente estude como realizar uma setorização. Mudar o layout dos móveis poderá não ser suficiente se a sua casa continuar desorganizada. É muito comum, hoje em dia, imóveis onde há integração de ambientes. Isso não é problema quando a decoração é bem pensada. Uma ideia bem simples é usar tapetes como delimitadores de área. Deste modo você divide um mesmo ambiente com estilo e personalidade.

5. Use melhor as paredes

Fonte: Nanokorg

Lembra que falamos anteriormente que quanto mais área livre, maior o espaço de circulação e mais otimização de espaço? Esta dica tem muito a ver com isso. O exagero de objetos decorativos poluem o visual e, quando ocupam o piso é ainda mais complicado. Uma ideia bem bacana é retirar o excesso de peças espalhadas pela casa e usar as paredes para renovar o visual da sua sala, por exemplo. E não é só decorativo, mas também muito versátil justamente por ser um espaço pouco aproveitado. Veja que sugestão super interessante com caixas de madeira.

6. Tire móveis do caminho e use espaços poucos aproveitados

Fonte: DicasdeMulher

Se você tiver escadas em sua casa pense na possibilidade de mudar seu móvel de lugar, se ele tiver um tamanho que caiba no espaço sob os degraus, de modo que você aproveite esta área tão esquecida.

Viu como mudança algumas pequenas coisas você consegue ganhar muito em otimização? Agora é com você! E conta para nós o que achou destas dicas.