Uma das partes mais importantes para a infraestrutura e conforto de uma casa é a rede elétrica, ela é responsável pela iluminação e por ligar todos os nossos itens elétricos. O que é essencial para os dias de hoje, não é mesmo?
Mas você já parou para pensar na estrutura que deve ser planejada para que tudo aconteça da melhor forma? O Projeto Elétrico é essencial para isso, e é feito bem no começo dos projetos civis de acordo com as normas em virtude de garantir que as dores do consumidor sejam sanadas.
O que é um projeto elétrico?
Um projeto elétrico é a exibição de todo o sistema elétrico do local. Antes de mais nada, um projeto elétrico deve estar de acordo com a planta baixa e com as necessidades do local. Pois essa relação é de extrema importância. Quando os dois projetos estão em conformidade, afim de que é possível usar a rede elétrica com inteligência.
Quem pode realizar o projeto?
O projetista que pode se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico é um técnico ou um engenheiro para garantir todos os benefícios do projeto.
Partes do projeto elétrico:
-
Levantamento de cargas
É feito um levantamento da demanda de cada espaço ao analisar as previsões e necessidades de cargas na planta baixa.
-
Divisão dos circuitos
Um circuito elétrico em uma casa são os pontos de luz e tomadas ligados por um mesmo condutor e conectados ao mesmo dispositivo de proteção, eles se iniciam no quadro de distribuição e acabam onde serão usados, seja de luz ou tomada.
-
Dimensionamento dos componentes
Nessa parte, os fios, cabos e outros componentes adequados são indicados no projeto, é basicamente um levantamento do que será utilizado. Seguindo normas e tabelas da NBR-5410.
Benefícios do Projeto Elétrico:
-
SEGURANÇA
Uma das grandes causas de incêndios são instalações elétricas mal feitas. A eletricidade pode ser um perigo, ainda mais quando não se tem um planejamento e uma execução bem feitos.
Para que a energia chegue da concessionária até a sua casa sem demais problemas, é necessário toda uma estrutura de componentes elétricos que devem se adequar às necessidades da casa.
Um projetista elétrico deve se atentar a eles para evitar divergências no sistema elétrico como curtos-circuitos, choques elétricos, entre outros perigos.
Em suma, ele se atenta às normas para um planejamento mais eficiente. A NBR-5410 e a NR-10 são as normas regulamentadoras para orientar os projetos elétricos.
Sem o projeto elétrico, os riscos de problemas na construção são enormes. Quais circuitos ficam perto de água?, quanta corrente passa por cada circuito?, tudo isso é definido pelo projeto elétrico, a fim de evitar os grandes perigos.
-
ECONOMIA
Um projeto elétrico traz vários lucros quando se trata de economia, o primeiro e mais claro é na parte do dimensionamento. Já que é feita uma lista de materiais que ajudarão o cliente a se planejar com antecedência sobre os preços.
A escolha dos produtos adequados também é essencial para quem quer economizar, já que diminui a frequência das manutenções corretivas na rede.
O projeto elétrico também dá todas as informações necessárias para a energia ser usada da melhor maneira possível, com não só o aproveitamento de luzes e otimizando como também o uso de aparelhos elétricos.
-
CONFORTO
Quem nunca ficou perdido procurando um interruptor no escuro? Ou teve dificuldade de achar uma tomada para ligar o celular? Pois é, a localização dos interruptores e tomadas são previstas pelo projeto elétrico e é regulado pelas normas, o que visa o conforto e atende as necessidades do local. Sem contar nas dores de cabeça na hora de trocar, os disjuntores não desligam o tempo todo, o que evita que os aparelhos deem choques e muito mais.
Um bom projeto elétrico é capaz de evitar todos esses males e fazer com que você aproveite muito mais a energia elétrica.
Minha residência não possui um projeto de instalação elétrica, e agora?
Não apenas sua casa, como também empresa ou indústria, o serviço de instalação elétrica deve contemplar todas as particularidades de uma instalação adequada.
Além disso, eletricidade é um assunto que exige muito cuidado, já que qualquer erro pode ser grave ou fatal!
É essencial ter um profissional qualificado para realizar o seu projeto elétrico, já que garante sua segurança, conforto e economia evitando preocupações futuras.
Assim, ter um projeto completo garante que sua residência ou empresa tenha todas as funcionalidades necessárias.
Você terá um sistema de energia seguro, prático e eficiente caso siga todos esses critérios.
Dessa forma, o seu imóvel ficará dentro de todas as normas exigidas.
Sua casa ou comércio, ainda não possuem um projeto elétrico? Não se preocupe, a ELO pode te ajudar! Clique aqui para entrar em contato conosco e marcar uma avaliação gratuita.