Inspeção Predial

Inspeção Predial: 7 razões para a obtenção do LTIP (Laudo Técnico de Inspeção Predial)

15/01/2019

Entenda por que a realização da Inspeção Predial é um processo tão importante de ser feito.

  • O que é inspeção predial?

A Inspeção Predial nada mais é que uma vistoria que visa à identificação de patologias construtivas em prédios. Assim, pode-se manter o bom desempenho dos sistemas construtivos, garantindo segurança aos usuários e evitando que o síndico tenha que arcar com custos mais elevados em manutenções corretivas. Os problemas vistos devem ser escritos em documento – LTIP (Laudo Técnico de Inspeção Predial). O mesmo deve possuir assinatura de um RT (Responsável Técnico) que seja habilitado pelo CREA ou CAU.

  • Por que realizar uma Inspeção Predial?

A Inspeção Predial permite o diagnóstico correto dos problemas que existem na edificação, pois todo o procedimento é devidamente feito. Um diagnóstico mal feito pode, além de não resolver o problema de fato, aumentar custos. Isto é, uma solução que não seja a mais adequada pode exigir do síndico gastos futuros, tendo em vista que o problema pode continuar. Por isso, sugere-se que as medidas não sejam paliativas, mas que sejam feitas a partir da análise técnica.

  • Inspeção Predial em prédios novos

No mercado da construção civil a agilidade na execução dos empreendimentos é um fator cada vez mais importante. Como consequência disso, o surgimento de problemas patológicos ainda nas primeiras idades das edificações estão se tornando bastante comum. Portanto, tendo em vista que as construtoras em geral oferecem um prazo de garantia de 5 anos, o laudo técnico tem como uma de suas funções atribuir a responsabilidade à construtora, caso a patologia seja por causa da má execução da construção.

  • O que ganham os síndicos com a Inspeção Predial?

Os síndicos aproveitam dos benefícios de todo o prédio ter que passar por uma avaliação completa dos problemas que existem. Assim, não ocorre o risco da construtora não resolver algum problema. Caso o edifício esteja dentro da garantia, os custos da reforma são todos da construtora, um dos motivos pelos quais os síndicos tem buscado bastante pela a inspeção ainda nas primeiras idades do prédio.

  • Inspeção Predial em prédios velhos

Em prédios velhos é comum a existência de patologias por causa do mal uso e isso aumenta a importância da elaboração do laudo técnico, pois em média, a quantidade de problemas é maior ao comparar prédios mais novos e assim, aumentam as chances de certos problemas não serem corrigidos por não serem vistos por causa de vistorias mal feitas. Para esses casos, não há cobertura da garantia, dado a idade avançada do prédio. No entanto, de acordo com a NBR 15575, para edifícios feitos após 2013, a construtora ainda mantém suas responsabilidades. Segundo a normativa, as construtoras precisam atender à vida útil de projeto dos sistemas construtivos.

  • O que é Vida Útil de Projeto (VUP) e como os síndicos estão se beneficiam dela?

Vida Útil de Projeto (VUP) é o tempo pelo qual o projeto que cada sistema construtivo deve atender, de modo que nesse prazo os requisitos de desempenho não passem valores das normas. Para o sistema estrutural por exemplo, sua vida útil de projeto é de 50 anos. Assim, se nesse período for vistos problemas por causa de falhas da construtora, o síndico ainda pode recorrer, solicitando um acordo. Caso a construtora recuse, cabe abrir um processo judicial contra a mesma. Dessa forma, o laudo técnico permite o respaldo jurídico correto.

  • Problemas recorrentes

Infiltração, fissuras, trincas, rachaduras, problemas com esquadrias, pisos, revestimento externo, revestimento interno, etc. Essas são algumas das patologias mais comuns que geram desconforto e pode prejudicar inclusive a integridade física dos usuários.

  • Equipe técnica especializada

A inspeção precisa ser feita por pessoas capacitadas, porém, essa temática ainda não é abordada durante a graduação dos engenheiros. Trata-se de um assunto novo, mas que exige cada vez mais dos profissionais qualificação a respeito. Por isso, os engenheiros que atuam na área precisam primeiramente fazer cursos específicos para a realização da Inspeção Predial.

Sabendo disso, a ELO é uma empresa que conta com um corpo expert para a realização do serviço, pois por ser uma empresa gerida por estudantes da UFG, o contato direto com professores especializados no entendimento do comportamento dos sistemas construtivos permite que o diagnóstico dos problemas nos edifícios seja feita com qualidade e de forma rigorosa. Portanto, se você é síndico ou administrador de condomínios e quer obter o LTIP, contate a ELO Jr. Engenharias e Arquitetura e agende conosco uma visita inicial para que possamos conversar melhor sobre o serviço, sanando eventuais dúvidas.