Mau cheiro na cozinha e banheiro

Mau cheiro na cozinha e banheiros: como resolver

18/02/2019

Não é raro vez ou outra nos depararmos com um cheiro ruim na cozinha ou nos banheiros. Os causadores disso podem ser uma falta de ventilação no ambiente, má limpeza, lixos ou lixeiras sujas ou até mesmo produtos perdidos no local, entre outros. Mas e quando o problema continua retornando mesmo você tendo visto todas as opções anteriores? Já pensou que esse pode ser um problema no seu encanamento de esgoto?

Não importa se você possui um restaurante, apartamento ou casa. Quando o problema é na instalação hidrossanitária, a única maneira de resolver é com uma adequação no sistema. Mas você não está com um problema super difícil, venha ver algumas dicas e soluções para esta questão.

Como saber se o mau cheiro é problema na encanação?

Primeiro, para ter certeza que o mau cheiro realmente vem do esgoto, deve-se checar todas as outras opções primeiro.

1º – Cheque a ventilação do seu ambiente. Um local mal arejado e sem circulação de ar pode causar um ambiente desagradável.

2º – Mantenha um ambiente sempre limpo. A limpeza adequada do local pode evitar o mau cheiro proveniente do uso daquele ambiente ao longo dos dias.

3º – Atenção aos pequenos detalhes. Um ralo, uma caixa sifonada ou de gordura sujos podem trazer um cheiro muito desagradável ao ambiente. Fazer a limpeza e manutenção desses locais também é parte importante para evitar situações desagradáveis.

“Já fiz tudo isso e o mau cheiro ainda persiste”. Pois bem, se o seu local não aparente nenhum problema, se o mau cheiro continua vindo pelos ralos, então agora sim é hora de procurar um profissional adequado.

Normalmente nos projetos hidrossanitários de esgoto, sempre é posto um “cano de respiração”. Esse cano é aberto para um ambiente externo, e é posto ali com o intuito de deixar com que os gases gerados pelos efluentes descartados encontrem um escape, e não se acumulem dentro dos tubos ou dentro das caixas de passagens, evita-se também que subam pelos canos e escapem pelos ralos, causando assim um mau odor no ambiente.

Quando essa respiração não é feita pelo projetista ou não é feita na construção, é certo de que terão que terão problemas mais cedo ou mais tarde.

Como resolver esse problema?

A situação é mais difícil que o normal, pois agora o problema não está mais à vista. A maneira mais correta de resolver o problema é a partir de um estudo do sistema de esgoto da sua cozinha e banheiro para que se identifique o problema e origem do mau cheiro. Por isso, é recomendado que esta atividade seja feita por um profissional da área, no caso, um projetista ou uma empresa que trabalhe na área de projetos hidrossanitários. Esse estudo é feito a partir dos Projetos Complementares do local, em especial o de Esgoto Sanitário, juntamente com visitas in loco (no local). Após isso, as devidas adequações no projeto são feitas, considerando sempre a solução mais eficiente e viável para a situação. Com o projeto atualizado em mãos, agora é só procurar uma empresa de confiança para executar o serviço, e se livrar desse “mau”.

Ficou interessado(a)? Entre em contato conosco!

 

Autor: Victor Venâncio da Silva – Engenharia Civil