Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas que foram definidas visando garantir o desenvolvimento sustentável do planeta, o que engloba a erradicação da pobreza, conservação do meio ambiente e do clima e a garantia da paz e prosperidade no mundo.
Esses objetivos devem ser cumpridos até o ano de 2030.
Confira abaixo na tabela da ONU quais são os 17 ODS:
E o que os ODS tem a ver com a Construção Civil?
O setor de construção civil está diretamente ligado aos ODS, pois além de movimentar grande parte da economia global, também causa grandes impactos ambientais, da extração de matéria prima até o resultado final das obras.
Nesse sentido, para cumprir com a agenda da ONU, a construção civil teve que se adaptar em busca de práticas mais sustentáveis. Isso é o que tem acontecido com cada vez mais frequência, porque a implementação de ideias inovadoras, que cumprem os ODS, garante mais credibilidade e destaque às empresas, tendo em vista a grande popularização e apoio de práticas sustentáveis pela sociedade.
Conheça alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que estão diretamente ligados a essa área:
ODS 6 – Água Potável e Saneamento
“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”
ODS 9 – Indústria Inovação e Infraestrutura
“Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos”
Dentro desse contexto, existem algumas medidas simples que as empresas de construção civil podem tomar para garantir o cumprimento dos ODS, como a adoção de materiais de baixo impacto ambiental. Ao pensar em uma obra, engenheiros e arquitetos podem escolher materiais menos danosos ao meio ambiente ou que ajudem a preservá-lo. Isso porque toda a cadeia produtiva da construção civil gera impactos ambientais, sendo responsabilidade dos profissionais da área verificá-los e escolher os materiais e processos que gerem consequências mais brandas.
Iluminação e ventilação natural também devem ser prioridades nos projetos de edificações, pois um ambiente naturalmente bem iluminado e arejado demanda uma quantidade de energia elétrica muito inferior comparado à locais fechados, proporcionando mais sustentabilidade.
Portanto, com inovação, boas estratégias e, principalmente, consciência ambiental, a construção civil pode contribuir para o cumprimento dos ODS e o desenvolvimento sustentável, e assim como todas as empresas juniores, a ELO Jr está preocupada em entregar projetos de impacto na vida das pessoas, e não no meio ambiente. Para conhecer mais sobre o Movimento Empresa Júnior, clique aqui!
Autor: Guilherme Filipe