Quais ambientes precisam de aprovação do corpo de bombeiros?

O Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, ou PSCIP, é um documento de certificação que reúne um conjunto de medidas de segurança contra incêndio e pânico para toda edificação de uso coletivo e que, por sua vez, devem ser apresentadas ao Corpo de Bombeiros local, procurando identificar todos os riscos da edificação. Tem como objetivo o de garantir a máxima segurança contra incêndio e pânico.

Corpo de bombeiros

Dito isso o torna-se necessária a elaboração desse projeto para alguns estabelecimentos de acordo com o risco daquele local, risco esse que será classificado pelo corpo de bombeiro:

Classificação das áreas quanto ao seu risco:

Risco 1 ou baixo risco A

São locais residenciais sem recepção de pessoas ou edificações com até 200m², que não se reúnam mais do que 100 pessoas, não possua subsolo, não podem possuir líquidos inflamáveis ou combustíveis acima de 1000L e gás liquefeito de petróleo (GLP) acima de 190 kg.

Risco 2 ou baixo risco B

Áreas de 200m² a 930m² atendendo às seguintes especificações: possuir até 3 pavimentos, considerando o subsolo, esse que só será para estacionamento de veículos, reunir no máximo 100 pessoas, ter no máximo 190 kg e 1000 L de GLP e líquidos combustíveis ou inflamáveis, respectivamente, se a edificação for destinada a hotéis, pensões e pousadas deve possuir no máximo 40 leitos. Ademais, não deve ser destinada a hospitais, locais com predominância de idosos, crianças ou pessoas com dificuldade de se locomover, para comercialização de GLP ou quaisquer outros tipos de gases combustíveis e por fim não possuir substâncias tóxicas ou nocivas à saúde.

Risco 3 ou alto risco

São as seguintes áreas: extração de petróleo e gás natural, fabricação de pólvora, explosivos detonantes, artigos pirotécnicos, fósforo de segurança, comércio de combustíveis para veículos automotores, lubrificantes, gás liquefeito (GLP), fogos de artifício e artigos pirotécnicos, entre outros.

 

Com essa classificação podemos afirmar ou não a necessidade da aprovação do corpo de bombeiros. As áreas de risco 1 não necessitam dessa certificação perante ao corpo de bombeiros, já as áreas de risco 2 e 3 necessitam deste certificado e caso não cumpram com isso podem levar multas altíssimas ou pior colocar a segurança de pessoas em perigo.

Portanto, percebe-se a grande importância do certificado, tornando-se necessária que sua realização seja feita por um profissional habilitado e de sua confiança. Nós, da ELO Júnior Engenharias e Arquitetura, nos preocupamos sempre com o bem estar do nosso cliente, e proporcionamos esse serviço com um preço justo e alta qualidade. Se deseja obter mais informações sobre esse e outros dos nossos serviços entre em contato conosco pelo Instagram ou site.

Autora: Carolina Milhomem