Estrutura metálica

Como evitar corrosão em estrutura metálica

A estrutura metálica, apesar de ser componente que oferece bastantes vantagens no mercado e variadas situações na sociedade, apresenta alguns detalhes que devem ser trabalhados com bastante cuidado. Entre esses pontos de atenção, é evidente a vulnerabilidade contra a natureza e a grande possibilidade de corrosão que uma peça metálica pode sofrer.Estruturas metalicas

A corrosão acontece devido a uma tendência que o metal produzido possui de se reverter ao seu estado original com a menor energia livre possível, ou seja, é a deterioração de suas propriedades que ocorre, principalmente devido a uma reação do material com o ambiente em que está inserido. Essa reação pode ser identificada com uma reação eletroquímica, e acontece especialmente em ambientes propícios, como por exemplo um lugar umidade ou na presença de água.

Por que é tão necessário evitar a corrosão em estrutura metálica?

Os principais objetivos de adotar estrutura metálica em um projeto é a garantia de resistência mecânica que ela oferece, a sustentabilidade e o custo/benefício oferecido (principalmente quando se trata de economia a longo prazo). No entanto quando ocorre a corrosão desses componentes, essas vantagens podem ser diretamente influenciadas. Alguns desses problemas podem ser maior gasto com manutenção corretiva, utilização de metais mais caros, parada temporária de equipamentos, contaminação de produtos e o pior deles: a insegurança.

Um projeto mal estruturado com componentes metálicos pode ser extremamente prejudicial à segurança de quem vive ou trabalha com os equipamentos. Por exemplo, estruturas de aço podem ruir devido ao excesso de ferrugem, sendo uma situação de extremo perigo para as pessoas. Outro exemplo disso é a contaminação de produtos que serão comercializados, devido ao contato com os equipamentos metálicos da indústrias. Por isso, é de extrema relevância ter o máximo cuidado quando se fizer um projeto que envolva esse tipo de material, propiciando condições que não favoreçam o aparecimento dessas corrosões, pois podem causar danos exponenciais.homem projetando em um computador

Estratégias para evitar a corrosão metálica

  • Tenha o auxílio do profissional adequado: A estratégia mais eficiente para evitar esse tipo de problema é fazendo um projeto corretamente de forma que não favoreça o ataque corrosivo nos componentes. Para isso, deve-se contatar um profissional especialista na área que tenha formação e conhecimento suficiente sobre o assunto, visando cometer o menor número de deslizes que podem ocasionar a corrosão. Além disso, é um investimento que se torna muito econômico a longo prazo.
  • Design estrutural dos componentes: Outro método para impedir a corrosão é se atentar ao design estrutural dos metais. Essas formas devem ser simplificadas, de modo que evite frestas, criação de cavidades ou superfícies irregulares, devido à possibilidade de Estrutura metálica sendo construídadepósitos de compostos solúveis em água, ou até mesmo o acúmulo de umidade, além de ser inacessível para a retirada dela. Alguns exemplos de situações, a ser evitadas, que proporcionam a corrosão devido às formas são: soldas irregulares, cantos vivos, parafusos, rebites e respingos de soldas. É muito importante evitar a umidade residual e proteger o material desse tipo de situação, de forma que nunca deixe nenhum tipo de umidade retida.
  • Ventilação adequada: Com o mesmo intuito de evitar ingresso da água em locais onde ela pode ficar retida, é importante evitar a corrosão por aeração diferencial. Isso significa permitir a ventilação adequada do lugar, para que essa água, se por acaso tiver que entrar em contato com o material, consiga evaporar.
  • Revestimentos: O uso de revestimentos taEstrutura metálica prontambém pode ser uma saída para que a corrosão seja evitada, fazendo com que haja o isolamento do metal com o meio em que ele se encontra, pois esse meio muitas vezes é o que o leva a tal circunstância. O revestimento orgânico é comum e se trata de fazer a impermeabilização mecânica do metal, como com o verniz, esmalte ou pintura.
  • Lubrificação: A lubrificação do metal, com óleos e graxas, é muito utilizada também na diminuição da taxa de corrosão, pois cria uma película que isola o metal do ambiente (mesmo princípio do revestimento), sendo muito comum em máquinas e equipamentos de trabalho, como nas indústrias.
  • Galvanização: A galvanização do metal consiste em aplicar um outro metal de sacrifício que sofrerá a corrosão no lugar do material que será protegido. O tipo comum dessa estratégia é aplicar camadas de zinco no aço, protegendo contra a oxidação.
  • Evitar pares bimetálicos: Por último, mas não menos importante, é preciso também evitar pares bimetálicos que podem ocasionar uma reação entre si e por conseguinte uma corrosão (do tipo corrosão galvânica). Para solucionar esse problema, é recomendado intercalar esses dois metais com um isolante elétrico.

Ao evitar a corrosão de estrutura metálica, também são evitados consequentes problemas, como citados acima, por isso é uma ação de extrema importância em qualquer área que esses componentes serão utilizados.

Tem alguma dúvida sobre estruturas metálicas ou precisa de ajuda com algum projeto que envolva esses materiais ou simplesmente deseja conversar sobre alguma situação que enfrente o uso desse tipo de estrutura ? Entre em contato conosco!

Quer saber onde essas estruturas podem ser usadas? Clique aqui.

Quer saber as vantagens desse tipo de estruturas? Clique aqui.

Autora: Jordana Borges, colaboradora do núcleo de indústria e processamento.