O que são as BPF?
Segundo a ANVISA, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de medidas que as indústrias de alimentos devem adotar. Sendo assim, o propósito é garantir a qualidade sanitária e a segurança dos alimentos com as regras técnicas. Estas medidas incluem desde o aspecto sanitário das matérias primas, higiene pessoal, depois pela caracterização dos espaços físicos até a expedição e transporte dos produtos finais. Por fim, o manual BPF inclui também os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) e segue o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
A quem se destina?
A todos as empresas que produzem, processam e guardam alimentos. São eles bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks e indústrias de alimentos e bebidas.
Quais as vantagens das BPF?
Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), 1,3 bilhões de toneladas de alimentos perde-se anualmente em todo mundo. O falho manuseio dos produtos no varejo final representa 40% deste total. Logo, é essencial a adoção de medidas que assegurem integridade, qualidade e segurança alimentar. Além disso, é preciso padronizar os processos e produtos, sendo esse um diferencial em um mercado competitivo.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) 35% dos novos empreendimentos fecham antes do primeiro ano. Do restante, 50% não se mantêm por dois anos e apenas 3% sobrevivem aos primeiros dez anos de abertura. Números do SEBRAE apontam que estado de Goiás mantém a 17ª posição no ranking de sobrevivência de novas empresas. Portanto, a necessidade de inovação e adequação das empresas se mostra evidente.
As multas e punições dadas pelos órgãos competentes de fiscalização são rigorosas e intransigentes. Conforme a Lei Nº 6.437/77 pode chegar, em casos extremos, a até um milhão de reais.
Em suma, implantação das BPF vai muito além da simples conformação com a legislação. Abrange também redução de custos operacionais e otimização de processos. Além, é claro, da manutenção da qualidade e segurança dos alimentos a consumir-se. Dessa forma, consolida-se a imagem íntegra e responsável do empreendimento perante aos seus clientes.
Se interessou? Entre em contato para orçar o seu projeto!