Canudos plásticos são proibidos em Goiânia

Canudos plásticos são proibidos por lei em Goiânia

09/07/2019

Não dá para esperar – Canudos plásticos são proibidos por lei em Goiânia.

Agora é lei em Goiânia, canudos plásticos estão proibidos em todos os estabelecimentos comerciais e similares graças a lei municipal 10.353 de 7 de junho de 2019. Os estabelecimentos terão 180 dias para cumprir a lei, e a multa por infração pode chegar a R$ 10. 000 reais. Além disso os estabelecimentos terão que apresentar alternativas biodegradáveis para os canudos plásticos. 

A preocupação com a quantidade de plástico gerada pelos humanos vem se tornando cada vez maior, em um estudo publicado pela revista Science mostram que são gerados  um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano no mundo todo, e cerca de 5 % desse lixo chega ao oceano, totalizando quase 13 milhões de lixo nos oceanos todos os anos. A partir daí várias ONGs e empresas estão chamando atenção para a problemática dos plásticos no mundo. O canudo se tornou um marco na busca pela redução de resíduos devido ao fato de ser gerado em grande quantidade, ser usado por pouco tempo e não ser necessário na maioria das vezes.

 Tartaruga afetada pelo plástico nos oceanos

Alternativas para os canudos de plástico:

As alternativas para os canudos são variadas, atualmente há canudos de aço, macarrão, bambu, vidro e até papel. Todas estas alternativas estão disponíveis no mercado para substituir o canudo plástico. Os canudos de vidro e aço apresentam preço mais elevado, mas são reutilizáveis e duráveis se tornando uma alternativa individual. Para os estabelecimentos comerciais, os canudos de macarrão e papel são uma boa alternativa, pois são descartáveis e mais baratos. Abaixo, segue exemplos de alternativas para os canudos plásticos:                            

Canudo de metal

Canudo de macarrão

Canudo de papel

 

 

 

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Mas, ao invés de reduzir só os canudos, porque não diminuir o plástico de forma geral ? O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) torna a redução possível, elaborado para todo o estabelecimento o plano tem por objetivo a gestão de todos os resíduos gerados nos comércios, indústrias e outros. Atuando desde a geração, com o PGRS é possível diminuir a quantidade de lixo gerado, além de segregar o lixo na fonte possibilitando a reciclagem e reutilização. Para saber mais sobre PGRS clique aqui.