Você já pensou o que é feito para criar um produto? Pois bem, o desenvolvimento de produtos se refere a todas as etapas envolvidas em trazer um produto, a partir da ideia, para liberação no mercado. Portanto, o desenvolvimento do produto incorpora toda a jornada de um produto.
Progresso no desenvolvimento de produtos
Existem muitas etapas para esse processo e não é o mesmo caminho para cada empresa. Porém, estes são os estágios mais comuns que os produtos em geral evoluem:
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Identificando a necessidade do cliente.
Primeiramente, os produtos resolvem problemas. Assim, identificar um problema que precisa de resolução, é onde essa jornada deve começar. Por isso, conversas com potenciais clientes, avaliações e outras atividades de pesquisa de usuários podem ajudar nessa etapa.
Por exemplo, a embalagem de Kinder Ovo obviamente não é uma coincidência. Foi feita tendo em conta o público-alvo em questão – crianças de uma determinada faixa etária. Por isso, criar um novo produto pode ser a solução para algum problema no seu negócio e seus clientes podem estar dispostos a pagar por essa solução.
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Conceito e viabilidade da solução.
Algumas soluções podem ser óbvias, enquanto outras podem ser menos intuitivas. Aqui é onde a equipe se esforça e aplica sua criatividade para elaborar como um produto pode atender às suas necessidades.
Antes de muito tempo ser gasto na prototipagem e design, se a solução proposta é viável, deve passar por testes. Ainda assim, é um teste antecipado para ver se vale a pena insistir na ideia específica do produto, se ela será rejeitada ou pouco aceita pelo usuário.
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Construindo o roteiro do produto e o MVP.
Com um conceito de produto em mãos, é importante construir um roteiro para produzir o produto, identificando quais patentes, formulações e objetivos são centrais para desenvolver e resolver os pontos de dor mais significativos.
O MVP, ou mínimo produto viável, é a versão inicial do produto que precisa apenas de funcionalidade suficiente para ser usada pelos clientes. Assim, alguns testes podem medir o interesse do público, quais são as prioridades em canais de marketing e começar a avaliar a sensibilidade de preços do produto.
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Interação baseada no feedback do usuário
Com um produto no mercado, melhorias e mudanças serão impulsionadas pelo feedback dos usuários através de diversos canais. Com o tempo, a ideia do produto evoluirá com base nesse aprendizado e nos objetivos que a sua empresa estabelece para este produto. Este trabalho nunca termina, até que finalmente seja a hora de desenvolver um produto novo que atenda sua necessidade.
Por fim, essa é a principal forma de desenvolvimento de produto. Já pensou em desenvolver algum produto para sua empresa? A Heinz, por exemplo, inovou o design da garrafa de ketchup para torná-la mais conveniente para o usuário final. Daí veio a garrafa invertida que impulsionou as vendas em 6% em um ano.
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Texto: Guilherme Sol