Desenvolvimento de produtos: como funciona

Desenvolvimento de Produtos – Como é o projeto?

Você já pensou o que é feito para criar um produto? Pois bem, o desenvolvimento de produtos se refere a todas as etapas envolvidas em trazer um produto, a partir da ideia, para liberação no mercado. Portanto, o desenvolvimento do produto incorpora toda a jornada de um produto.

 

Progresso no desenvolvimento de produtos

Existem muitas etapas para esse processo e não é o mesmo caminho para cada empresa. Porém, estes são os estágios mais comuns que os produtos em geral evoluem:

 

  • Identificando a necessidade do cliente.

Primeiramente, os produtos resolvem problemas. Assim, identificar um problema que precisa de resolução, é onde essa jornada deve começar. Por isso, conversas com potenciais clientes, avaliações e outras atividades de pesquisa de usuários podem ajudar nessa etapa.

Por exemplo, a embalagem de Kinder Ovo obviamente não é uma coincidência. Foi feita tendo em conta o público-alvo em questão – crianças de uma determinada faixa etária. Por isso, criar um novo produto pode ser a solução para algum problema no seu negócio e seus clientes podem estar dispostos a pagar por essa solução.

 

  • Conceito e viabilidade da solução.

Algumas soluções podem ser óbvias, enquanto outras podem ser menos intuitivas. Aqui é onde a equipe se esforça e aplica sua criatividade para elaborar como um produto pode atender às suas necessidades.

Antes de muito tempo ser gasto na prototipagem e design, se a solução proposta é viável, deve passar por testes. Ainda assim, é um teste antecipado para ver se vale a pena insistir na ideia específica do produto, se ela será rejeitada ou pouco aceita pelo usuário.

 

  • Construindo o roteiro do produto e o MVP.

Com um conceito de produto em mãos, é importante construir um roteiro para produzir o produto, identificando quais patentes, formulações e objetivos são centrais para desenvolver e resolver os pontos de dor mais significativos.

O MVP, ou mínimo produto viável, é a versão inicial do produto que precisa apenas de funcionalidade suficiente para ser usada pelos clientes. Assim, alguns testes podem medir o interesse do público, quais são as prioridades em canais de marketing e começar a avaliar a sensibilidade de preços do produto.

 

  • Interação baseada no feedback do usuário

Com um produto no mercado, melhorias e mudanças serão impulsionadas pelo feedback dos usuários através de diversos canais. Com o tempo, a ideia do produto evoluirá com base nesse aprendizado e nos objetivos que a sua empresa estabelece para este produto. Este trabalho nunca termina, até que finalmente seja a hora de desenvolver um produto novo que atenda sua necessidade.

Por fim, essa é a principal forma de desenvolvimento de produto. Já pensou em desenvolver algum produto para sua empresa? A Heinz, por exemplo, inovou o design da garrafa de ketchup para torná-la mais conveniente para o usuário final. Daí veio a garrafa invertida que impulsionou as vendas em 6% em um ano.

 

Que tal contratar uma equipe especializada no assunto. Se você precisa de uma um novo produto para o seu negócio, A ELO Jr pode te ajudar! Marque uma reunião com um consultor!

E aí, tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Texto: Guilherme Sol