ESG: Uma nova forma de educação ambiental

ESG – Uma nova forma de ver a educação ambiental?

11/03/2022

O termo ESG está se tornando cada vez mais frequente em nosso dia a dia. Mas, afinal, o que essa sigla significa?

Antes de tudo, devemos entender que nossas ações causam impactos, sejam eles positivos ou negativos. Neste sentido, surgiu este termo, que nada mais é que Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português.  Ou seja, trata-se de critérios que buscam medir o impacto e a influência destas três áreas na operação de empresas.  

Dessa forma, os clientes, doadores, investidores e colaboradores, levam em conta todos estes critérios na hora de escolher um produto/empresa que querem apoiar. Então, essa sigla mostra a importância de sermos socialmente justos e ambientalmente sustentáveis

Em consoante, o ESG também é valioso para o mercado financeiro. De acordo com a PwC, até o final de 2022, 77% dos investidores planejam parar de comprar produtos não ESG

Nesse sentido, analisando a construção civil, um dos setores que mais causa impactos ao meio ambiente, é notável que cada vez mais o público busque por edifícios com certificação ecológica, que priorizem, por exemplo, a biofilia e a eficiência elétrica e hidráulica (água da chuva e reuso). 

Além disso, dentro dessas empresas deve existir um setor responsável pela gestão ambiental, o SGA. Tudo isso exige dinheiro, mas traz benefícios. 

 

Mas, afinal, qual a relação com educação ambiental?

Primeiramente, devemos entender que temos um plano global de sustentabilidade com objetivos a serem alcançados até o ano de 2030, estes objetivos são chamados de ODS. Neste sentido, os ODS visam guiar a sociedade a investir em produtos e serviços com impacto positivo ao meio ambiente e à sociedade, a partir de temas que são demonstrados na imagem abaixo. 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são importantes para ESG

Dessa forma, a educação ambiental fortalece a cultura de sustentabilidade das empresas, a partir de cursos e treinamentos que levam uma visão sobre o seu papel na social e ambiental no mundo. 

Em outras palavras, a educação ambiental é um dos pilares do ESG, pois reforça o papel da empresa na causa ambiental a partir dos valores, saberes e reflexões que resultam em escolhas e ações conscientes.  

Entretanto, a grande questão é: como atrair os tomadores de decisão a entenderem a sua importância? 

 

Quais empresas são ESG no Brasil? 

Ao contrário do que se possa imaginar, no Brasil existem diversas empresas ESG que são tidas como referências, por exemplo, a Natura. Esta empresa contribui para a proteção das florestas brasileiras e possui diversos projetos sociais. 

Além da Natura, outras empresas ESG são: Mercado Livre, Boticário, Suzano, Itaú, dentre outras. 

Entretanto, é preciso se atentar se a empresa aplica os conceitos ESG ou é apenas greenwashing.   

 

Por fim, é sempre bom lembrar que todo produto/serviço deve agregar algo para alguém e para o mundo, deve contar uma história. Você deseja fazer a diferença que procura ou ser esquecível? 

Quer saber mais sobre como aplicar ESG e educação ambiental na sua empresa? Entre em contato conosco pelo formulário. 

 

Autora: Ana Laura Honório 

 

[wpforms id=”14815″]