O que fazer com o lixo de empresas

O que fazer com o lixo de empresas?

12/03/2019

Entende-se por lixo, tudo aquilo que não tem mais utilidade e que será descartado. O modelo de consumo atual é responsável pela geração de toneladas de lixo todos os dias no Brasil. Junto a grande geração, há também uma má gestão dos resíduos sólidos, principalmente em países em desenvolvimento. Essa má gestão é responsável por acúmulo de resíduos em rios e lixões, causando diversos impactos ambientais negativos. A falta de consciência da sociedade alavanca os descartes inadequados de lixo, inclusive pelas ruas e avenidas. O descarte inadequado prejudica o sensível sistema de drenagem urbana, provocando enchentes e alagamentos, comuns no período chuvoso. Além disso, jogar lixo no chão deixa as cidades sujas e com mau cheiro, tornando os ambientes desagradáveis.

Outro ponto importante é que algumas atividades são responsáveis pela geração de resíduos tóxicos, alguns de alto risco. A saúde por exemplo é responsável pela geração de resíduos contaminados, que não podem ser descartados no lixo comum. Além da saúde, atividades industriais, agricultura e pecuária também geram resíduos tóxicos. Essas atividades precisam de atenção especial para seus resíduos, devido ao alto risco de contaminação que podem oferecer.

Pensando nesses problemas o Brasil, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) através da Lei de Nº 12.305/2010. A PNRS visa organizar a forma de lidar com o lixo no Brasil, tanto nos setores públicos como nos privados. Além de incentivar o descarte adequado a PNRS busca, também, aumentar a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos. Esses, são importantes meios para diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, e locais inadequados, além de gerar empregos e renda para a população. A política procura também auxiliar o setor privado na correta gestão do lixo, para isso junto a política nasce o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

 

Quais os Benefícios do PGRS?

O PGRS visa a correta gestão e descarte dos resíduos gerados por empresas privadas. Analisando os resíduos gerados por todas as atividades da empresa, o projeto tem por objetivo conhecer e distinguir os resíduos gerados. Uma vez realizado o estudo é possível definir o correto descarte do lixo, bem como a redução do volume gerado. Com isso é possível realizar o plano de gerenciamento de resíduos, analisando o que pode ser reutilizado, reciclado ou descartado. O projeto faz-se necessário para as empresas pois faz parte da licença ambiental, além de reduzir impactos ambientais.

Ambientes de trabalho organizados proporcionam maiores rendimentos dos trabalhadores, e descartar o lixo corretamente mantém ambientes organizados. Além de uma melhor organização, o PGRS é responsável pela redução de custos e desperdícios. Com o correto descarte de resíduos as empresas evitam impactos ambientais melhorando sua imagem sócio-ambiental.

 

Como é feito o PGRS ?

O primeiro passo do PGRS é o estudo sobre as áreas da empresa, observando os resíduos gerados por cada uma. A partir daí, os resíduos são separados de acordo com sua origem, para serem descartados separadamente. A separação dos resíduos é importante para que a reciclagem possa acontecer, além de evitar contaminações. Além disso é feito uma análise para diminuir a geração de lixo, elaborando manuais e procurando alternativas para minimizar a produção de resíduos.

Gostou da ideia? Quer um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a sua empresa? Contate-nos!