Quem nunca pensou em aproveitar a água da chuva ?
A chuva é um processo natural do ciclo da água que culmina em precipitação. Apesar de ser vista como responsável por enchentes e outros acidentes, a chuva traz também diversas valias. A agricultura, por exemplo, depende de forma direta do regime de chuva para que as plantações possam se desenvolver. Porém, não é só o campo que depende da água pluvial, as cidades precisam dessa água para que os reservatórios suportem a seca longa. Além disso, é possível aproveitar a água de chuva de forma direta, seja em casas ou em lojas.
O aproveitamento de água de chuva já é feito no nordeste do país, onde as secas são severas. Para guardar a água, muitas casas possuem cisternas que são cheias por água pluvial. Apesar de uma maneira simples, em lugares onde a água não é farta, toda forma de aproveitar é bem vinda.
Nesse sentido, um exemplo para as grandes cidades seria a adoção do mesmo sistema. Vale ressaltar que não podemos utilizar a água da chuva para fins potáveis sem tratamento, principalmente em cidades grandes. Isto ocorre pois a chuva carrega consigo impurezas da atmosfera que podem prejudicar a saúde. Apesar disto, é uma opção viável para limpeza de pisos, rega de jardim e outras tarefas que não envolvam uso potável.
Além disso, prédios industriais também podem aproveitar água pluvial, reduzir os custos com água. No caso de indústrias que existem é preciso estudar cada caso e analisar a viabilidade em cada um. As dificuldades são adquirir as áreas para colocar os reservatórios, e a área de captação da água. Mesmo assim, em alguns lugares a água de chuva pode ser ótima alternativa de economia de água. Já indústrias que não foram construídas, o projeto pode contemplar reservatórios enterrados.
Quais os benefícios de aproveitar a água da chuva?
Atualmente, várias cidades enfrentam problemas com falta de água, a crise da bacia do meia ponte é um exemplo. Para contornar essa situação é preciso analisar outras formas de obter água.
Dentro disso o aproveitamento de água de chuva pode ser uma solução, para reduzir custos e economizar água. O sistema do nordeste poderia ser feito também em outras regiões, cisternas que são abastecidas por água da chuva.
Vale lembrar que o reuso de água pluvial em grandes cidades tem por objetivo reduzir o consumo de água tratada para fins não potáveis. Além dos benefícios econômicos, há também os ambientais. Como, por exemplo, a redução do consumo de água dos mananciais, prolongando o nível de água durante a seca.
No âmbito de empreendimentos, o aproveitamento de água da chuva também apresenta benefícios, principalmente o econômico. São várias as indústrias que possuem um vasto consumo de água, e que pagam caro por isso. Uma das soluções é utilizar a água da chuva para atividades secundárias, como lavagem de pisos e equipamentos. Tal aproveitamento, irá reduzir o consumo de água da rede, reduzindo custos econômico.
Mas como funciona o aproveitar a água pluvial?
Em termos gerais, aproveitar a água da chuva consiste em captar, armazenar e utilizar a água pluvial. De forma mais direta, o aproveitamento de água pluvial depende de um estudo de viabilidade. Nele é preciso saber a área do telhado (captação), o regime de chuva e o local onde a água será guardada.
O estudo avalia a capacidade de armazenar água com o regime de chuva local. Além disso, também analisa área para a disposição dos reservatórios e o destino final da água. Definir o destino da água é de extrema valia para o projeto. A partir deste dado é define-se se a necessidade de tratamento ou não, bem como a quantidade de água necessária para utilização.
Gostou da ideia? Deseja um projeto de reúso de água para a sua residência, empresa ou indústria? Entre em contato e solicite uma visita.