Reuso de água, uma solução à crise hídrica

Reúso de água: uma solução à crise hídrica

11/01/2019

Entenda o que é a reutilização de água e sua importância.

O reúso de água é uma opção que deve ser vista frente à escassez da água. Dessa forma, pode ser visto como uma solução às questões de crise hídrica, e como uma forma de economia financeira e proteção do meio ambiente.

O que é o Reúso de Água?

O reúso de água é o sistema onde a água residuária de algum processo passa um tratamento, e é reutilizada. Assim, ele pode ocorrer dentro do mesmo processo ou em outro. Nesse sentido, esse sistema promove a mitigação de impactos, além de ser uma opção para a crise hídrica.

A reutilização de água pode ocorrer de forma direta ou indireta. Desse modo, no contexto indireto há a descarga da água residuária no meio ambiente e a captação da mesma água à jusante, para uma nova utilização. Entretanto, na forma direta a água residuária recebe tratamento e vai para o local de reúso.

Qual a importância?

As diversas atividades humanas, associadas ao crescimento demográfico, vem exigindo cada vez mais dos recursos hídricos. Assim, é criada a necessidade de adequações do uso da água. Do mesmo modo, o reúso de água se apresenta como opção de economia e de proteção para o meio ambiente.

Perante o aumento da escassez de água, o reúso contribui para a conservar e ampliar sua oferta. Assim, a técnica tem maior sucesso após a execução de opções de redução de consumo de água.

Onde pode ser feito?

O reúso de água é uma tendência que tem cada vez mais se firmado como opção a crise hídrica. Portanto, têm sido ampliadas as tecnologias necessárias à sua implementação e utilização.

O reúso do tipo não potável é mais comum, requer tratamentos menos avançados e destina-se a atividades de contato indireto. Naturalmente, a técnica vem sendo utilizada em indústrias, na agricultura, nas áreas urbanas, em edificações prediais, em residências, entre outros.

Alguns exemplos da aplicação de águas de reúso são: irrigação paisagística, refrigeração, alimentação de caldeiras e água de processamento em indústrias, combate ao fogo, aquicultura, construções, dessedentação de animais, resfriamento de peças em indústrias e descarga em bacias sanitárias.

Aproveitamento da Água da Chuva é Reúso de Água?

O aproveitamento de água da chuva não é reúso, pois a água não foi de outra atividade anterior à sua captação. Sendo assim, apresenta-se como uma ótima opção de economia de água e mitigação impactos ambientais.

Além disso, as aplicações mais viáveis são para fins não potáveis. Alguns exemplos são: lavagem de quintal, irrigação, dentre outros. Também é possível utilizar a água da chuva para fins potáveis, sendo para isso necessário um tratamento.

 

Se interessa por um dos projetos? Precisa de um estudo para detectar possíveis perdas de água no seu prédio? Quer reduzir o consumo de água na sua empresa?

[wpforms id=”14815″]