Quando um projeto mecânico é realizado a principal e a mais eficiente forma de descrever todos os seus componentes é por meio de um desenho técnico mecânico. Através dele é possível visualizar diversas vistas do objeto estudado e todos os componentes necessários para a sua criação. Por isso, o Desenho Técnico Mecânico é vital para um projeto de boa qualidade, mas quais são as principais normas para se fazer um DTM?
NBR 10647
Esta é a norma que define todos os termos empregados em desenho técnico, para entender um desenho técnico primeiro é preciso aprender os termos citados nesta norma e suas aplicações na folha de desenho.
NBR 8196
Esta norma padroniza as condições exigidas para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos. Para utilizar uma escala ela deve estar de acordo com os requisitos gerais e específicos apontados nesta norma.
NBR 10067
Esta é a norma que fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico, nela são apresentadas a denominação das vistas, a escolha das vistas, a determinação do número de vistas que serão apresentadas, cortes e seções que serão realizados.
NBR 10126
A cotagem consiste na representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A norma NBR 10126 padroniza os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.
NBR 10582
Esta é a norma responsável por fixas as condições para a localização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas folhas de desenho técnico.
NBR 13142
Esta norma fixa as condições para o dobramento de copias de desenho técnico. Definindo o como deve ser realizado o dobramento das folhas e qual deve ser o dobramento final e cada tipo de folha.
Deu para aprender bastante sobre as normas de Desenho Técnico Mecânico, não é mesmo?
Para aprender mais nos siga no Instagram, no LinkedIn e acesse outros posts da ELO Júnior!