Homem buscando a otimização da sua linha de produção

5 sinais de que sua empresa precisa de um projeto de otimização

É fato que os preços da maioria dos produtos hoje estão mais altos, e não só para o consumidor final, mas também para quem compra insumos para as muitas atividades industriais. O custo de produção dentro das indústrias pode aumentar ainda mais o preço final, gerando prejuízos tanto para o cliente quanto para o proprietário de uma empresa, pois esta perde competividade. Esses prejuízos, entretanto, não precisam existir e podem ser resolvidos através de uma otimização de processos dentro das fábricas. Para saber se sua empresa precisa ser otimizada, dê uma olhada nestes 5 sinais a seguir:

 1-      Falta de integração entre os processos:

Uma empresa que é bem otimizada costuma produzir seus produtos no menor tempo possível e, para isso, ela deve se certificar de que cada etapa esteja muito bem sequenciada com a anterior. Se isso não acontece, há gastos para o transporte dos produtos que deixaram um estágio e que serão alimentados em outro, e não só um gasto de tempo, mas de dinheiro, já que isso prejudica a produtividade, reduzindo a quantidade de produtos que será comercializada no fim do mês.

Então, com um layout otimizado e sequenciado, cada parte do produto irá percorrer um menor percurso, em menor tempo. Assim, ao final de um dia, serão feitos mais produtos, permitindo que a empresa embolse maior lucro, vendendo mais.

 2-      Falta de fiscalização em cada etapa:

Com o passar do tempo, muitas novas ferramentas de gestão de processos foram surgindo, como programas, softwares e outros, a fim de auxiliar as empresas nos muitos processos produtivos que elas realizam. Esses avanços, no entanto, ficaram restritos à grandes empresas, que têm mais recurso para investir nessas ferramentas. Felizmente, isso é coisa do passado. Hoje, qualquer empreendimento, através de uma otimização de seus processos consegue acesso a essas novas ferramentas modernas de gestão que têm aumentado a produtividade em muitas grandes empresas.

 3-      Funcionários insatisfeitos/desconfortáveis:

A saúde física e emocional dos colaboradores de um negócio afeta diretamente a produtividade e otimização, já que, sem elas, eles não se sentem incentivados a dar o melhor no que estão fazendo. Ambientes bem climatizados, rotinas com pausas para descansos e respeito dos superiores deixam qualquer um mais animado para ir trabalhar. Portanto, proporcionar conforto aos funcionários de sua empresa é um ótimo jeito de aumentar a produtividade.

Caso os funcionários de uma fábrica trabalhem em um ambiente onde seu esforço não é valorizado, com o ambiente quente, abafado e desconfortável para o trabalho, cada vez mais estes funcionários irão se dispersar do trabalho, diminuindo a agilidade do processo e a qualidade do produto final. Um bom empreendedor sabe que uma equipe precisa ser valorizada, pois só assim a empresa estará sempre atuando com alto rendimento.

 4-      Problemas constantes na produção:

Atrasos nos processos de produção, perdas de materiais em excesso, falta de organização das equipes que atuam em cada processo são alguns dos problemas mais comuns em uma indústria não otimizada, já que esses processos não seguem um procedimento específico e são problemas que custam muito dinheiro para o empreendimento, já que reduzem a produtividade da empresa, mantendo os custos unitários altos e uma pior competitividade em um mercado cada vez mais competitivo.

Quando a otimização é feita, em cada etapa é determinado um tempo de duração, a quantidade de material a ser utilizado e qual colaborador executará cada tarefa específica, a fim de que ele se especialize em sua função, de modo a agilizar e organizar o processo.

 5-      Número alto de produtos defeituosos ao final da linha de produção:

Não existe nada mais importante do que a imagem que uma marca possui no mercado e não há nada que prejudique mais a imagem da marca do que produtos defeituosos que são entregues aos clientes. Nenhum cliente quer receber pedidos danificados, ou que não cumprem os requisitos que eles solicitaram. Isso prejudica a fidelidade da clientela e a fé dos consumidores na marca. Da mesma forma, nenhuma fábrica gosta de perder dinheiro por ter que ressarcir o cliente e assumir o custo de um produto que não será vendido.

Para evitar tais problemas, é essencial que toda a linha de produção esteja funcionando da melhor forma possível, com seus funcionários inspirados a trabalharem e com um bom planejamento de cada etapa para prevenir erros sistemáticos de produção que prejudicam a qualidade do produto final.

E aí, a sua empresa possui esses sinais? Você acredita que sua empresa poderia estar mais produtiva? Faça um diagnóstico gratuito conosco e veja como sua empresa pode ter mais otimização e produtividade.

Autora: Luiza Jardim