O que é a otimização de processos e como ela pode aumentar sua lucratividade

O que é a otimização de processos, e como ela pode aumentar sua lucratividade

O que é um processo produtivo e porquê otimiza-lo? 

melhoria da gestão de tempo por conta da otimização de processos

É senso comum que todo produto comercial passa por todo um processo produtivo antes de chegar na mão do consumidor. Esses processos estão presentes em todo lugar, desde uma pequena padaria até uma grande fábrica de componentes automotivos ou até mesmo um hospital, envolvendo normalmente etapas como aquisição de matéria prima, gestão de recursos e funcionários, determinação do ritmo de produção, escolha das máquinas e ferramentas a serem utilizadas,armazenamento, dentre outras, até a entrega do produto final.

Embora a maioria dos processos produtivos sejam elaborados sempre buscando o maior aproveitamento possível, ocasionalmente existem indicativos de queda de eficiência na produção através de pequenos sinais, como um gasto maior que o esperado no final do mês com recursos como água ou energia, uma quantidade de produtos defeituosos acima do aceitável no final da cadeia produtiva, uma determinada etapa que traz mais gastos ou que funciona mais lentamente do que deveria, tudo isso resultando em uma menor produtividade e maior custo, e consequentemente, em um menor lucro. É nessas situações que se mostra necessária a otimização de processos para lidar com esses problemas.

A otimização de processos pode ser definida como um estudo de todas as etapas de um processo produtivo, que é utilizado para propor alterações nesse processo, que resultem em uma produção mais eficiente, e por fim, na diminuição dos gastos e no aumento das margens de lucro. Essa análise do processo produtivo busca localizar o máximo possível de pontos problemáticos da cadeira produtiva e apontar soluções mais viáveis para os mesmos.

otimizacao-de-processos

Como é feita essa otimização? Quais são suas vantagens? 

A otimização da cadeia produtiva é feita por um profissional qualificado através de um mapeamento de cada processo pertencente a ela, para que sejam realizadas a identificação e eliminação de falhas nos mesmos, remoção de etapas desnecessárias, otimização de etapas já existentes, melhor aproveitamento de recursos, por fim resultando em um novo processo produtivo mais eficiente e lucrativo que o anterior.

Dentre os benefícios que a aplicação de uma otimização pode trazer para uma empresa, tem-se: aumento de lucros devido a otimização de processos

  1. Maior confiabilidade na entrega de resultados;
  2. Maior integração entre as etapas, resultando em maior fluidez na prestação do serviço;
  3. Diminuição da necessidade de retrabalhos;
  4. Redução no desperdício de recursos;
  5. Aumento da agilidade resultando em economia de tempo;
  6. Maior bem-estar e segurança dos funcionários.

Um exemplo de sucesso de uma instituição que, através da otimização de processos, aprimorou seu funcionamento é o do Hospital Sapiranga, em Porto Alegre. Com a implementação das melhorias sugeridas pela empresa responsável EPR Consultoria, o hospital reduziu seus custos em mais de R$15.000,00, além de reduzir o tempo médio de internação no hospital de 3h51 para 2h30, um aumento significativo na taxa de atendimento do hospital elevando drasticamente sua eficiência e capacidade de atendimentos.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acesse esses outros conteúdos sobre otimização de processos, sobre a importância de um layout industrial ou Projetos de Otimização de Processos.

Está interessado em otimizar o processo produtivo da sua empresa? Contate-nos clicando aqui, estaremos a sua total disposição.