Por que a segurança do trabalho é importante na sua empresa

Por que a segurança do trabalho é importante na sua empresa?

Em tempos de crise como na atual pandemia do Covid-19, vemos a importância do controle de riscos dentro de um ambiente coorporativo. Esse fator é apenas mais um adicionado aos riscos que precisam de atenção em uma empresa, tal fato é evidenciado pela quantidade de acidentes em empresas no Brasil por ano, são cerca de 700 mil.

Esse número só mostra o quão importante é dar atenção para esse assunto e fazer com que ele não traga prejuízos para sua empresa. Vale frisar também que tais prejuízos podem vir em forma de doenças ocupacionais, deixando funcionários chave impossibilitados de exercer suas funções e trazendo ônus financeiro e operacional para a empresa.

Algumas doenças ocupacionais mais comuns: LER (Lesão por esforço repetitivo), doenças da visão, surdez temporária ou definitiva e doenças ocupacionais psicossociais.

Dicas de como evitar e benefícios dessas práticas

A primeira e mais importante é o mapeamento de riscos de cada ambiente da empresa, levando em consideração cada local e principalmente os equipamentos e materiais presentes do mesmo, podendo assim levar o equipamento pessoal (EPI) adequado para os funcionários que lá estão. Essa análise de riscos deve ser feita de forma qualitativa, verificando os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e principalmente de acidentes.

Posteriormente deve ser feita a análise de quantitativa, ou seja, a frequência e intensidade de todos os riscos avaliados.Os benefícios dessa medida estão fielmente ligados a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. Conscientizando de forma correta os funcionários e também fazendo uma função primordial, mostrar a visitantes e funcionários que não pertencem ao setor os riscos existentes.

A segunda dica é em relação aos equipamentos presentes na empresa, deve ser feita uma revisão completa periodicamente em todo tipo de equipamento (variando dependendo do tipo de máquina). Nunca deixar um equipamento sem manutenção ser utilizado de maneira livre.

A terceira dica se relaciona com as duas primeiras, feita a análise dos riscos do ambiente e dos equipamentos de maneira completa é preciso a colaboração de todos na empresa, fazendo o incentivo e a obrigatoriedade do uso dos EPI’S necessários em cada ambiente e para a utilização de cada equipamento. Assim, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes e do ferimento de pessoas no ambiente de trabalho.

Alguns benefícios dessas ações:

  • Essas ações levam ao aumento direto da produtividade dos funcionários, visto a maior satisfação com a empresa que se preocupa com ele.
  • Diminuição do número de faltas
  • Redução de custos devido ao menor número de acidentes
  • Fortalecimento da imagem da empresa, valorizar o funcionário e a segurança dele são fatores que geram credibilidade dentro e fora da empresa.

Como fazer isso tudo de forma eficiente?

É recomendado caso ainda não exista a Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), ela é formada por um grupo de representante indicados pela direção da empresa e por escolha dos funcionários. Ela serve como auxílio para a empresa com a prevenção de acidente e também como ligação mais direta com os funcionários, sabendo assim as condições de segurança e trabalho de outra perspectiva.

Ficou com alguma dúvida ou tem interesse em uma consultoria personalizada sobre o assunto ou outras formas de alavancar os ganhos na sua empresa? Contate-nos clicando aqui, estamos a total disposição.