Entenda o que é o PGRS

PGRS – Entenda o que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

22/11/2018

Elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do seu empreendimento reduz a geração de resíduos, os encaminha de forma segura e eficiente para o destino adequado, promove a proteção dos profissionais atuantes na empresa e da saúde pública, evita multas e reduz impactos ambientais.

O que é o PGRS?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, foi estabelecido juntamente com a Lei n. 12.305, de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Tal instrumento legal visa proteger a saúde pública e ambiental e controlar a geração e disposição dos resíduos sólidos (lixo). Assim, o PGRS é a principal ferramenta para a implantação e cumprimento das metas e princípios propostos pela Política Nacional.

 O PGRS consiste na caracterização dos resíduos sólidos gerados pelo empreendimento, bem como traçar métodos para sua gestão e dar a destinação correta a eles. Todo o sistema é pautado na Política dos 5R’s: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar. Desta forma, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico que contém todos os procedimentos necessários para gestão dos resíduos que não são equiparados aos domiciliares, especificando como deve ser feito a administração destes resíduos (lixo) de acordo com a legislação.

Quem deve fazer o PGRS?

Alguns segmentos têm a obrigatoriedade de elaborar o PGRS, como a administração pública, os grandes geradores, às áreas de saneamento urbano (sistemas de abastecimento de água, sistema de coleta e tratamento de esgoto, sistema de drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos), as áreas com serviços de saúde ( por exemplo hospitais, clínicas ambulatoriais e odontológicas, drogarias, clínicas veterinárias, unidades de tatuagens), as atividades que utilizem materiais químicos ou perigosos, as empresas de construção civil, as atividades industriais, mineradoras e agrossilvipastoris. Entretanto, qualquer empreendimento é convidado a elaborar o seu plano de gerenciamento.

Porque o PGRS deve ser feito?

Além de estar em conformidade com a legislação vigente, o PGRS possibilita melhorias na eficiência dos processos realizados pelo empreendimento. O plano possibilita a redução no desperdício de matéria prima e nos gastos com a gestão dos resíduos.

Sua atividade gera algum resíduo com essas características? Contate-nos para um orçamento.