Laudo elétrico – Evite multas e acidentes

23/07/2022

Garantir a segurança de pessoas que frequentam seu estabelecimento é uma preocupação séria de qualquer dono de negócio. Seja em qualquer tipo de empreendimento, residência ou condomínio, fornecer um ambiente livre de riscos e que reitere a segurança de quem o frequenta pode evitar acidentes graves e dores de cabeça futuras.

O Laudo de instalações elétricas vem com o papel de avaliar e verificar se sua instalação está de acordo com as normas e, assim, resguardar sobre acidentes envolvendo energia elétrica. O documento é exigido por lei e é uma ferramenta fundamental para a segurança do seu imóvel. 

E então, seu estabelecimento está realmente seguro?

O que é, e quais os tipos?

O laudo elétrico é um documento de perícia, que garante que a instalação elétrica do seu estabelecimento está em conformidade, ou não, com as normas técnicas brasileiras e do seu estado. As normas mais comuns que devem ser seguidas são: NBR 5410, NBR 14039 – que atestam segurança em baixa e média tensão, e NBR 5413, NBR 5419, que atestam acerca de requisitos de iluminação e proteção contra surtos.

Portanto, a partir dessas normas, seguem os tipos de laudos que podem ser realizados:

Laudo de instalações elétricas:

O laudo atesta a conformidade da instalação elétrica quanto às normas vigentes. Verifica se não apresenta nenhum risco a segurança de pessoas e equipamentos da instalação no momento da perícia.

Laudo de proteção contra surtos – SPDA:

O laudo faz a verificação  do sistema de proteção contra surto da instalação. Verifica se há um sistema de captação eficaz, de descida e de aterramento capaz de redirecionar descargas atmosféricas. Entenda o funcionamento do sistema de SPDA.

Laudo de aterramento:

Aqui são feitas medições de aterramento e de continuidade para garantir um sistema eficaz em dissipar surtos e sobrecorrentes do sistema elétrico.

Os laudos devem ser feitos de forma rigorosa para atender as normas, evitando danos à estrutura e incêndios. Que tal aprender mais sobre os tipos de laudo?

Obrigatoriedade:

A NR10, norma de segurança em instalações e serviços de eletricidade, requer o laudo elétrico em  instalações que possuem carga instalada superior a 75kW.  Mas manter o documento atualizado é altamente recomendável para toda instalação que deseja garantir que sua instalação esteja realmente segura.

O documento pode ser exigido pelo ministério do trabalho, corpo do bombeiro e algumas seguradoras. Meu estabelecimento necessita de um laudo elétrico?

 Validade:

O Laudo apresenta validade de 1 ano. Quando há alguma reforma ou alteração no sistema elétrico, o Laudo Elétrico deve ser renovado. É de suma importância se atentar a seus prazos de validade, evitando que o estabelecimento fique com documentação vencida e tenha problemas com fiscalizações de órgãos regulamentadores.

Quem pode fazer?

O Laudo Elétrico deve ser emitido por um profissional habilitado: Engenheiro Eletricista ou  Técnico em Eletrotécnica devem realizar inspeções e medições nas instalações elétricas, a fim de garantir os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O laudo exige uma ART – Anotação de responsabilidade técnica para ter validade.

Porque preciso de um?

Se tratando de segurança de patrimônio e de vida das pessoas, o Laudo Elétrico garante que a sua instalação está de acordo com as normas técnicas vigentes no seu estado. Ele considera aspectos técnicos e jurídicos assegurando que seu estabelecimento está protegido e sem risco de acidentes envolvendo energia elétrica.

Ter um Laudo elétrico respalda seu empreendimento em casos de qualquer acidente ocorrido, pois assegura que atende às normas de segurança.

Então o documento se torna imprescindível para quem se preocupa e quer se proteger quanto a esses acidentes. Te-lo poderá te evitar de ter muitas dores de cabeça quando o assunto é multas e acidentes.

Autor: Carlos Henrique, membro do Núcleo de Sistemas Elétricos

[wpforms id=”14813″]