Quando investir em uma subestação

14/08/2022

Se você sofre com constantes instabilidades na rede elétrica de sua empresa ou indústria sabe que isso gera uma série de prejuízos, principalmente com relação à perda de equipamentos. Para evitar danos à economia do seu empreendimento esse é o momento de se investir numa subestação elétrica. Mas antes é importante entender o que é uma subestação.

O que é uma subestação ?

Uma subestação é descrita como um conjunto de equipamentos elétricos responsáveis por aumentar ou diminuir a tensão (volts) da rede elétrica de maneira segura. Elas são essenciais para o funcionamento de todo o sistema elétrico pois isso permite a regulagem das tensões de acordo com necessidade dos equipamentos.

Tipos de subestação

Existem vários tipos dessa instalação, internas e externas, instaladas em postes, subterrâneas, em formato de prédio e outras. Com tantas possibilidades sempre haverá a que atenda melhor a cada demanda, principalmente com relação a espaço físico.

Quando devo investir?

De acordo com a NBR 14039, instalações de média tensão, ou seja, de 1,0 kV a 36,2kV necessitam de subestação. Além disso é fundamental ter uma subestação na sua empresa pois é possível utilizar tensões adequadas, para maquinários e equipamentos, evitando que esses sejam danificados já que as oscilações da rede são anuladas.

Outro fator que pode ser levado em consideração é que há economia nas tarifas sobre a energia elétrica em empresas com subestação, já que ao se ter as próprias conexões e transformação de energia o consumidor se torna mais independente, deixando de usar parte do sistema da concessionária.

Então, uma subestação gera economia na conta de luz, além de deixar os equipamentos da empresa mais protegidos evitando dores de cabeça, por isso é um excelente investimento.

Nós da Elo Junior Engenharia e Arquitetura podemos lhe ajudar com seu projeto, temos colaboradores capacitados para isso. Entre em contato e faça um orçamento, estamos ansiosos para lhe ajudar.

[wpforms id=”14813″]