Subestação de energia

Subestação de energia: Classificações e Benefícios

09/05/2022

A subestação é responsável pela distribuição de energia elétrica, diminuindo e aumentando a tensão quando necessário. As subestações são classificadas quanto sua função, nível de tensão, forma de operação e sua instalação, entenderemos mais sobre essas classificações.

Classificação da subestação com relação a função:

Em relação a sua função temos a transformadora que aumenta ou abaixa a tensão, elevadora geralmente encontrada nas saídas das usinas para elevar a tensão a um nível de transmissão, abaixadora que reduz a tensão para que a energia seja consumida sem causar problemas aos usuários, seccionadora ou de manobra responsável por interligar os circuitos e a distribuidora que é responsável por diminuir a tensão a um nível de primário, essa última pode pertencer a concessionaria de energia ou a grandes consumidores.

Classificação com relação ao nível de tensão elétrica:

Outra classificação é quanto ao nível de tensão elétrica, ela pode ser de baixa, média, alta ou extra alta tensão. Quando classificamos quanto a forma de operação temos as que necessitam de funcionários capacitado para opera-las, existem computadores como forma de auxilio, mas todas as decisões são tomadas pelo operador.

Classificação com relação a operação:

As subestações semiautomáticas tem sistemas de segurança eletromecânicos controladas por computadores e impedem a ação indevida por parte do operador. Ainda existem as subestações totalmente automatizadas que não dependem da ação de um operador, todas as ações são tomadas por computadores.

Classificação com relação a instalação:

A ultima classificação é quanto ao tipo de instalação, elas podem ser a céu aberto, necessitando de equipamentos que suportem as condições atmosféricas e assim exigem uma maior manutenção. As abrigadas que são construídas em locais fechados podendo ser uma edificação ou uma câmara subterrânea.

A subestação pode trazer grandes benefícios e economia para o seu negócio. Com a subestação é possível ajustar o nível de tensão conforme a carga instalada evitando sobrecargas e problemas as maquinas e equipamentos.

Como a tensão é ajustada de acordo com a necessidade do local, tem-se uma grande vantagem em relação a projetos de extensão, já que ao adicionar novos equipamentos basta fazer ajustes na subestação para que ela supra a nova demanda.

Outro ponto bastante vantajoso é que as empresas que têm subestação recebem um desconto nas tarifas, gerando economia na conta de energia. Além disso a subestação entrega uma energia com maior qualidade, aumentando a eficiência dos equipamentos instalados nessa unidade consumidora e diminuindo o risco de desligamentos inesperados.

Nós da Elo Junior Engenharia e Arquitetura podemos lhe ajudar com seu projeto, temos colaboradores capacitados para isso. Entre em contato e faça um orçamento, estamos ansiosos para lhe ajudar.

Autor: Jhonatan lima de Souza