Modelagem 3d

Como a modelagem 3D pode ajudar na confecção do seu sonho?

15/03/2019

O que é modelagem 3D?

Dentro da engenharia, a Modelagem tridimensional é o começo de todo projeto de máquinas ou peças. A partir dela, obtemos a forma desses objetos a partir de traços virtuais que dão forma ao objeto descrito.

Podemos criar objetos tridimensionais dinâmicos ou estáticos, de acordo com a finalidade que se pretende. Sua aplicação é tão abrangente que se pode variar do cinema a engenharia. Quando falamos de modelagem 3D, ressaltamos que é um processo que se destaca por ser amplamente procurado, uma vez que o mercado aprova a personalidade e unicidade de criações exclusivas e feitas sob medida.

A modelagem tridimensional atende desde o empreendedor que nunca pisou no chão de uma fábrica até o dono de uma indústria que deseja encurtar o seu processo de produção. O comprador de um projeto não precisa necessariamente entender de engenharia, o profissional capacitado listará os desejos e ideias do cliente e a partir disso irá propor uma solução, e com os dados obtidos transformar a ideia em algo visual e posteriormente palpável.

 

Vantagens de utilizar a modelagem 3D

  1. Facilidade de inovação e personalização de maquinários ou peças – atendendo assim quem procura encurtar seu processo produtivo. Assim, trás praticidade ao seu ambiente de trabalho, pela capacidade de otimização do desempenho da máquina.
  2. Menor erro de execução do projeto – É uma realidade o tal “jeitinho brasileiro”, dentro das indústrias, a tentativa e erro. Imagine – se vendendo sua ideia para uma grande indústria. Sua máquina promete grandes impactos na cadeia produtiva, mas uma simulação não foi feita e ao ligar ela quebrou. O prejuízo final será enorme.

A modelagem 3D levará essa segurança, visto que permite ver os pontos de falha, esforço, realizar a simulação que verificará onde ela poderá quebrar ou amassar tornando o processo mais seguro, de menor custo, e mais próximo do resultado esperado.

  1. Extração do desenho técnico a partir da modelagem – Leva a informação ao fabricante de forma prática, transformando cálculos e informações que seriam complexas, em desenhos de fácil entendimento.
  2. Reprodução infinita – A partir do desenho pronto, poderá ser usado a qualquer momento para a produção.
  3. Facilidade de manutenção – O desenho da peça ou máquina orientará em uma situação que precisa de reparos, fazendo com que se torne mais rápida e dinâmica.

Ficou interessado(a)? Entre em contato!