Saber qual é a melhor solução para o seu negócio, e-commerce ou loja virtual, passa por entender o que os distingue e quais as necessidades do seu negócio. Nesse nós artigo trataremos quais são essas diferenças, e como identificar qual das duas opções melhor atende às suas necessidades.
Ecommerce ou loja virtual, qual a diferença?
E-commerce engloba todo o ramo da economia voltado para venda de produtos e/ou serviços online. Nele, estão inseridas além de lojas virtuais, muitas outras formas de anunciar e vender produtos. Dentre as quais se destacam os Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e B2W, por exemplo. Além, é claro, das redes sociais cujo uso para esse fim vem crescendo muito nos últimos anos. Em suma, ter um e-commerce não necessariamente significa possuir uma loja virtual.
A loja virtual, em resumo, se trata de um site onde o consumidor pode adquirir produtos e serviços. Porém muito além disso, ela se trata de uma vitrine do seu negócio, uma extensão da sua marca. A diferença entre os Marketplaces e as lojas virtuais é que as lojas vendem para um único negócio e os Marketplaces para vários em simultâneo. Ou seja, as lojas virtuais são apenas uma forma de e-commerce.
Qual é a melhor solução para o meu negócio?
A resposta para esta questão gira em torno de identificar em que ponto de maturidade seu negócio se encontra. Isso porque você precisa encontrar a modalidade de e-commerce melhor se encaixa na realidade do seu negócio. Os grandes pontos de virada estão em validar e estabelecer sua marca no mercado, e então consolidar essa marca e ampliar as vendas.
No início de um negócio o mais importante é validar seu produto ou serviço e estabelecer sua marca no mercado. Nesse caso buscando entender se seu produto ou serviço funciona para venda online, e trazer visibilidade para o seu negócio. E dessa maneira os Marketplaces são de longe a melhor opção, eles funcionam como shoppings online, ou seja, fornecem estrutura e fluxo de pessoas para o seu negócio.
Essa estrutura vai te ajudar a cobrir alguns déficits técnicos do início do negócio, o que permite um aprendizado e uma adaptação melhor às vendas online. Por outro lado, a visibilidade vai permitir que seu produto ou serviço tenha maior contato com o mercado, possibilitando a validação. Ou seja, fornece exatamente os recursos que essa fase do seu negócio precisa, com um investimento inicial muito baixo.
E se eu quiser meu próprio espaço on-line?
No entanto se seu objetivo é estabelecer seu negócio online, ou se um Marketplace não comporta seu negócio, então abrir uma loja virtual própria pode ser sua opção. Vale destacar primeiramente que o investimento inicial necessário para uma loja virtual é considerável. Porém, quando esse investimento é bem planejado, ele é um investimento no futuro do seu negócio que vale totalmente a pena.
Os principais investimentos que uma loja virtual exige são na construção da loja e na divulgação da mesma. Garantir uma que a loja seja bem construída, robusta e funcional é fundamental para um bom desempenho. Isso transmite confiabilidade e segurança para seu cliente, aumentando seu conforto para realizar suas compras.
Já a divulgação é fundamental, principalmente no início da loja, que é onde as pessoas precisam conhecer o seu negócio. No caso de uma loja física, sua presença naturalmente atrai clientes, porém com lojas virtuais o caso é diferente. As pessoas precisam saber que seu negócio existe, que é confiável, que é não apenas uma opção viável, mas a melhor opção de compra.
Ficou interessado e quer aprender mais sobre e-commerce, que tal algumas dicas sobre a gestão financeira do e-commerce?