Segurança no e-commerce: como deixar sua loja segura?

Nos últimos anos, e-commerce se tornou a principal plataforma de venda de empresas com ramo virtual. Segundo o estudo intitulado Raio-X da Fraude realizado pela empresa Konduto, ocorreram cerca de 553 tentativas de fraude em lojas virtuais por hora em 2018. Portanto a segurança de um ecommerce é um importante ponto a ser avaliado.

Sendo assim, a pergunta que fica na cabeça dos empresários e empreendedores é:

Como tornar o e-commerce mais seguro?

Para tornar um e-commerce mais seguro é recomendado a adoção de certificados como o SSL e PCI-DSS, obtenção de Selos de Validação de Segurança, como Ebit e Site Blindado, além da implementação de um Sistema Antifraudes. É importante também que o e-commerce faça uso de um Servidor Dedicado. Em seguida, explicaremos de forma mais detalhada o que cada uma dessas ferramentas faz, e como elas podem ajudar o seu e-commerce:

 

  1. Possua os Certificados SSL e PCI-DSS

SSL (Secure Sockets Layer) é um certificado de segurança que possibilita a comunicação com o servidor de forma criptografada, garantindo decerto a segurança dos dados. É aquela letra “S” no “https://” ou também o cadeado verde
ao lado do endereço da página. Este certificado também auxilia impulsionando o tráfego no e-commerce por meio de técnicas de SEO.

Já o PCI-DSS, ou Payment Card Industry – Data Security Standard, é o certificado internacional que propicia maior segurança dos dados financeiros e de transações. Na prática, se o e-commerce possui esse certificado então este é totalmente capaz de receber e manusear dados desses cartões.

 

  1. Obtenha Selos de Validação

Os selos de validação de segurança para e-commerce são ferramentas que, além de certificar a segurança, também promovem uma boa reputação da sua loja virtual. Além disso, eles facilitam transações com cartões de crédito, agregam valor à empresa e, como o certificado SSL, aumentam o acesso ao seu ecommerce.

Conforme, dentre estes selos, os que mais se destacam no mercado são: E-bit, Site Blindado, Black Friday Legal, Site Sincero e o Google Safe Browsing.

Selos de validação segurança e-commerce

Alguns dos selos de validação para garantir segurança ao e-commerce.

 

  1. Introduza um Sistema Antifraude

Ao passo que o seu e-commerce cresce e atinge um número maior de pessoas é natural que a quantidade de dados processada aumente também, seja por causa do crescimento de clientes cadastrados, ou até pelo incremento da quantidade de formas de pagamento aceitas. Logo, se torna essencial que o e-commerce tenha ferramentas para lidar com esses dados e com as possíveis fraudes atreladas a eles.

Algumas práticas são recomendadas para seu e-commerce:

  1. Sistema só efetua o cadastro de um cliente mediante entrada de uma
    senha forte;
  2. Validação sistemática sobre endereço, dados de cartão de crédito e
    detalhes do perfil cadastrado.

Caso os dados não sejam compatíveis, a transação não deve ser aprovada.

  1. Utilize um Servidor Dedicado

Um servidor dedicado te dá, além do escalonamento do seu e-commerce com maior facilidade e personalização, uma grande estabilidade e proteção contra ataques externos.

Contudo, vale ressaltar que essa opção é a que requer um investimento maior, portanto, deve ser analisada com um pouco mais de cuidado. Mesmo assim, reiteramos a sua importância para a segurança e alto desempenho do ecommerce.

Conclusão

A segurança de um e-commerce é parte essencial de sua estruturação e deve ser tratada com a devida atenção. Os métodos para isso são, em sua maioria, relativamente simples de serem implementados e alguns, inclusive, são gratuitos.

Portanto, recomendamos utilizar essas ferramentas em conjunto, de forma a maximizar a segurança, o desempenho e a relevância do seu e-commerce, bem como a confiança dos seus clientes nele. Vale lembrar ainda que, em um cenário no qual tantas fraudes ocorrem, segurança nunca é demais!

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