Por que design de interiores não é só estética?

A preocupação com a identidade e com as sensações provocadas pelo ambiente faz do design de interiores sinônimo de conforto e qualidade.

Não é difícil encontrar imagens bonitas e imponentes de espaços devidamente planejados e decorados. A beleza geralmente é acompanhada de muito estudo para deixar o espaço esteticamente impecável e, conta também, com um profissional especializado em design de interiores.

Ao analisar o ambiente, o profissional não leva em conta somente a estética. Ele considera o conforto e a funcionalidade, buscando a otimização do espaço . Com um toque de criatividade e bom gosto, um projeto de design de interiores consegue organizar o ambiente de acordo com as necessidades e desejos do cliente, sem que haja a necessidade de grandes alterações construtivas. Quando é necessária uma maior intervenção construtiva é indicado que se faça um projeto de reforma.

Para realizar o projeto, considera-se algumas etapas:

Se analisa toda parte física como distribuição de objetos e mobiliários. Define-se também as cores à serem usadas e os materiais de revestimento e acabamento.

Como primeiro passo, faz-se a planta do local com cada um dos móveis e acessórios que se encontram no ambiente. Conjuntamente, faz-se a análise do local, considerando o tamanho, a funcionalidade e a quantidade de móveis. Observa-se também os fatores externos como localização, condições climáticas e iluminação natural.

Como segundo passo, toma-se conhecimento das ideias e desejos do cliente, e do orçamento que ele dispõe. Conhecer as possibilidades financeiras, permite elaborar um projeto dentro do que o cliente quer e espera. Isto possibilita que o projeto seja adequado à realidade orçamentária estipulada.

Após conhecer o local e suas necessidades, o projeto ganha vida. Nesta fase, mantendo-se atento às condições de conforto e ergonomia, acontece a distribuição de todos os componentes que irão integrar o espaço, a escolha de cores, materiais, móveis e objetos, e as especificações de detalhes e acabamentos.

Tudo é disposto de maneira gráfica e visual, utilizando dispositivos e software, que dão a real dimensão do que o ambiente irá se tornar. O projeto é aprimorado caso necessite de alterações devido ao espaço ou a concepção do cliente. O projeto é então disponibilizado junto com uma planilha de custos relativos aos materiais.

Design de interiores de sala de apartamento no condomínio Salsalito

Representação visual do design de interiores da sala de um apartamento realizado pela ELO

Design de interiores não é só para residências

Além de residências o design de interiores também pode ser empregado em restaurantes, consultórios, lojas, salas comerciais e qualquer lugar com circulação e recepção de pessoas. Estes espaços se beneficiam muito da análise aprofundada e organização dos espaços de fluxo e permanência feita por um profissional.

A ideia que o projeto pode ter um alto custo leva muitas pessoas a descartarem a possibilidade de se contratar o serviço. Mas é importante considerar quanto conforto e tranquilidade um bom projeto de interiores pode trazer.

Além disso, há também outras vantagens como:

  1. Valorização do imóvel para vendas e aluguéis;
  2. Proporciona praticidade a todos os espaços;
  3. Personalização do ambiente de acordo com o gosto do cliente;
  4. Gastos dentro do previsto;
  5. Economia de tempo e trabalho durante a execução e reforma do local.
Render mostrando o novo design de interiores do centro acadêmico da faculdade de medicina da UFG

Representação visual do design de interiores do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina UFG realizado pela ELO

Outro ponto é a diferença entre decoração e design de interiores:

Um projeto de decoração atua na escolha de móveis e objetos de decoração como tapetes, quadros, e cortinas, de forma a combinar os elementos, e alterar superficialmente o local, conferindo beleza e elegância sob um determinado estilo.

Já um projeto de design de interiores não engloba apenas a estética que, aliás, é a última etapa do projeto. Baseia-se na melhor interação entre as pessoas e os espaços, estabelecendo uma relação harmônica com o ambiente, e tornando-o único e aconchegante. Busca qualidade e bem estar, acompanhado do melhor aproveitamento do espaço, e aliado ao que há de mais bonito e funcional.

Sendo assim, a preocupação com a identidade e com as sensações provocadas pelo ambiente faz do design de interiores um projeto singular, cujo maior objetivo é otimizar a vivência e experiência dos usuários desses locais. Ficou interessado? Conheça os projetos realizados pela ELO Júnior.