Layout industrial: eficiência e produtividade

Layout industrial: eficiência e produtividade

O layout industrial auxilia na melhor disposição de máquinas e equipamentos no espaço. Assim, possibilita agilidade, conforto, eficiência e produtividade à toda organização.

Na área gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página com os elementos que a compõem. Nesse sentido, esta palavra é tão usada para trabalhos gráficos que muitas pessoas desconhecem o layout usado no âmbito industrial e empresarial.

A princípio, o layout industrial diz sobre o arranjo físico do local e a disposição de máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos e mão de obra, cuja disposição é realizada de modo a atender à demanda da organização. Apesar de ser muito utilizado para indústrias e grandes empresas, o layout é aplicado, também, para pequenos negócios e organizações, como empresas de pequeno e médio porte e estabelecimentos comerciais.

Além disso, os custos de gerenciamento de materiais, planejamento, controle e trabalho aumentam significativamente se os fluxos do processo forem desequilibrados. Por isso, a análise do sistema produtivo possibilita reduzir estes custos, estabelecendo um fluxo racional, apenas com mudanças na disposição dos materiais usados nas operações.

Dessa maneira, a necessidade por novos equipamentos, demanda por mais produtos, expansão da área produtiva, instalação de novas plantas e exigências de mais funcionários são alguns dos fatores que podem exigir melhoras nas configurações do layout industrial. Ademais, ele pode ser aplicado para otimizar o processo, deixando-o mais ágil, e viabilizando o espaço disponível, possibilitando novas operações e reduzindo o deslocamento de pessoas, materiais e produtos.

três formas de se arranjar o espaço para otimiza-lo e melhorá-lo:

layout por produto organiza as máquinas de acordo com a necessidade de produção. Esse arranjo é conhecido como produção em série onde o produto é formado na linha de montagem progressivamente. Dessa forma, não há intensa movimentação dos funcionários, sendo necessário apenas a correta disposição das máquinas.

layout por processo oferece flexibilidade para diferentes produtos, disponibilizando ferramentas e equipamentos numa sequência fixa, de modo a produzir uma série de produtos com finalidades diferentes.

No layout por posição o produto permanece fixo num local, enquanto seus componentes são produzidos em outro espaço e levados para a área de produção da montagem final.

Sendo assim, a escolha do layout depende das características, quantidades e necessidades da produção. Além disso, depende também dos recursos e benefícios pretendidos. No entanto, o layout é apenas uma das etapas do processo de otimização.

A produtividade e a eficiência de uma empresa também são melhorados, adotando algumas medidas simples que auxiliam nesse propósito:

Capital humano:

Mão de obra capacitada, treinamentos constantes e pessoas motivadas, impactam positivamente os resultados da empresa. Por isso, invista em qualificação e motive o pessoal. Junto a isso, deve-se pensar na segurança e no conforto dos funcionários, no manuseio de máquinas e equipamentos, além do seu deslocamento pelas instalações.

Sinalização:

Os locais precisam de uma sinalização clara e compreensível, facilitando o transporte de pessoas e máquinas. Assim, evita-se acidentes e desperdícios, e otimiza o tempo de deslocamento entre os processos e operações.

Manutenção:

Além de dispor da manutenção dos aparelhos em dia, deve-se verificar se todos os equipamentos, máquinas e ferramentas usados no processo estão funcionando normalmente. Desse modo, sem perdas e falhas, esses instrumentos operam dentro da faixa requerida, e de suas respectivas capacidades.

Mapa do processo:

Compreender todo o processo é essencial para acompanhar e implementar modificações – quando necessário – no processo. Por isso, todos os funcionários precisam conhecer as etapas da produção para que reconheçam possíveis erros e ajudem a detectar gargalos na dinâmica produtiva.

Comunicação interna:

Chave para um bom sistema organizacional, a comunicação interna é essencial para mudança e manutenção das atividades. Os funcionários devem ter ciência de todas as atividades que acontecem e que devem acontecer. Assim, ajuda na minimização dos erros e na redução do tempo de realização de várias atividades.

Por fim, o diagnóstico, avaliação, e melhoria do layout consiste no estudo, elaboração e implementação de ações que ajudem a melhorar o desempenho do local, e, ajustando a disposição de equipamentos e pessoas, é possível alcançar este objetivo respeitando a logística do processo.

Por isso, lembre-se que é o conjunto de atividades que irá trazer melhorias para a empresa. Portanto, a junção do layout com alguns comportamentos pessoais dentro da organização possibilita reduzir os custos, aumentar a eficiência, facilitar a tomada de decisões, minimizar erros e desperdícios, além de tornar a empresa mais produtiva e com processos mais ágeis.

Enfim, se sua intenção é sempre melhorar, escolhendo a solução adequada, e trazendo agilidade, conforto, eficiência e produtividade à toda organização contate-nos clicando aqui, estaremos a sua total disposição.

Man taking stock --- Image by © John Short/Design Pics/Corbis

Man taking stock — Image by © John Short/Design Pics/Corbis

Última Atualização: 13/08/2021

Autor: Gabriel Latalisa