Estilo Rústico: um refúgio na cidade

Estilo Rústico: um refúgio na cidade

Provavelmente, você já deve ter visitado uma casa na zona rural, seja visitando algum parente que mora em um sítio ou passando as férias no interior do estado, longe das metrópoles. Para muitas pessoas, após essa experiência, a volta para a cidade é um sofrimento, porque esses lugares são atraentes por sua quietude e pela constante presença da natureza. Problemas como barulho da vizinhança, ambientes fechados e falta de espaço praticamente não existem no campo. Cabe ressaltar também que esse lugar não é perfeito, pois seu afastamento dificulta muitas atividades que necessitam de deslocamento.

No entanto, atualmente, é quase impossível conseguir viver afastado dos grandes centros urbanos devido à comodidade que eles oferecem. Seja no campo ou na cidade, as vantagens e as desvantagens de se morar em um desses espaços existem. Por isso, saiba como o estilo rústico residencial pode ser o estilo ideal para construir na cidade neste blog:

O que é o Estilo Rústico

Antes de iniciar o assunto, é importante esclarecer o que é um estilo arquitetônico e quais as características que definem o estilo Rústico.

Tratam-se das diferentes formas de manifestação artística de se projetar, relacionadas à técnica, história e local de uma sociedade, além do tipo de estrutura e influências profissionais. Ao longo da história da humanidade, a arquitetura se expressou de inúmeras formas e deixou como legado características bem específicas de cada período. Nesse contexto, o Rústico insere-se principalmente em lugares com pouca presença da civilização e tem como inspiração elementos da natureza, como madeira e pedras. Sem precisar de muitos ornamentos, as casas de “roça” são formadas por grandes janelas, varandas generosas, com tons vermelhos terrosos, marrons e cinzas e pela constante presença de plantas.

Ambiente apaixonante e aconchegante

Porém, engana-se quem acha que essas residências são desconfortáveis. Em relação ao conforto, elas se equiparam ao estilo moderno, minimalista ou a qualquer outro estilo visto como tendência nos dias de hoje. Assim como todo projeto arquitetônico, os espaços são pensados para oferecer a maior eficiência das atividades praticadas no dia a dia dos habitantes. Em uma casa rústica, além da funcionalidade, uma característica bastante importante é o sentimento transmitido ao morar em um ambiente apaixonante e aconchegante.

Ao construir uma casa na cidade alinhada com esse estilo, é fundamental pensar em ambientes de permanência que retomam cenários do campo, como uma boa vista para o jardim, paredes de tijolinho ou pedra aparente, móveis rústicos. No entanto, o diferencial se dá com a inserção de elementos modernos na decoração, que reforçam a vida urbana; ao final, o contraste desperta exatamente a calmaria e a sofisticação dos dois modos de morar.

Elementos modernos num ambiente de rusticidade

Elementos modernos num ambiente de rusticidade

A tendência da volta ao campo

É fato que o loteamento de áreas afastadas da cidade para a construção de condomínios fechados cresceu bastante nos últimos anos. Nesse período, surgiu também a transformação desse mercado para os condomínios de chácaras, localizados nos limites metropolitanos, com lotes com mais de mil metros quadrados. Porém, viver afastado da cidade pode ser bastante difícil devido às facilidades que a rotina urbana oferece. Em Goiânia, Goiás, por exemplo, é comum encontrar boas escolas, mercados, hospitais de referência nacional, além de shoppings, parques e outras atrações para o lazer.

Portanto, a sugestão é considerar uma casa feita com suas preferências, mas localizada em um bom lugar para se viver em sociedade, pode ser a melhor opção se a sua vida já está vinculada à cidade.

Próximo de tudo

 No momento de isolamento social em que se vive atualmente, construir uma casa exige a capacidade de conciliar as suas necessidades com uma melhor qualidade de vida. Se a ideia for continuar na cidade, uma casa com traços da família em uma boa região da cidade pode ser um bom investimento. A economia de Goiânia, por exemplo, representa 37% do PIB de Goiás, segundo o IBGE. Além das vantagens que a cidade oferece, construir uma casa no estilo rústico confere uma retomada dos valores do campo, com a presença de elementos naturais, do verde, das áreas abertas para criação de animais e cultivo de plantas. Mas a principal valorização desse estilo na cidade é o efeito de refúgio da vida agitada para um lugar tranquilo no qual, pode-se ter uma vida mais sustentável.

Jardim em casa

Jardim em casa

 

 Um profissional pode te ajudar

 Um espaço projetado por um arquiteto é capaz de concretizar todas as suas ambições e prioridades. Faz parte da carreira profissional desses estudar diferentes estilos e adequá-los aos anseios de seus clientes, entre eles o estilo rústico. Embora o Projeto arquitetônico seja obrigatório para a aprovação nos órgãos públicos, ao contratar esse serviço de uma empresa, você garante muito mais. No primeiro momento da interação entre o cliente e o arquiteto, acontece o que se chama de Briefing, uma conversa que visa descobrir como será o estilo da casa, as necessidades, a rotina e as características dos moradores, e com essas informações os resultados já são surpreendentes, contemplando o bem-estar e o sonho de uma pessoa.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então entre em contato conosco!

 

Autor: Hyago de Camargo Moreira Santos