Com nomes bastante iguais, saber separar levantamento e projeto arquitetônico é de suma importância no momento de decidir qual serviço mais se adapta a sua carência.
Primeiramente, a arquitetura condiz a um conjunto rico e diverso de estilos práticos, cômodos e únicos. Se antes esse termo dizia, para muitos, “deixar as coisas bonitas”, nas últimas décadas o arquiteto tornou-se famoso pela importância no design de interiores.
Dessa forma, ao projetar e desenhar os espaços, o arquiteto busca dar um ar cômodo. Assim, melhora o ambiente para aqueles que ali convivem, e conceitua em formas, o que o local representa. Mas, estes peritos podem fazer alguns serviços que podem parecer iguais. Entre eles, estão o levantamento e o projeto arquitetônico.
A fim de sanar quaisquer dúvidas, vamos explicar o que difere, se iguala e complementa estes dois serviços.
Levantamento arquitetônico
Primeiro, o levantamento reúne um certo conjunto de dados para a concepção do trabalho de arquitetos e engenheiros.
O primeiro passo é a medição da obra que já existe ou do terreno onde haverá uma nova obra. Em seguida, todos os dados são descritos por um conjunto de desenhos técnicos, como plantas e fachadas, necessários para a execução do projeto.
Além de localizar nos desenhos as posições das portas, janelas e escadas, aloca-se também detalhes no acabamento. Por fim, todas os dados são dispostos em programas de computador de desenhos, como AutoCAD e Revit. Dessa forma, esses programas são os mais comuns para produzir layouts com símbolos gráficos de todos os dados do local.
De modo geral, esse projeto é feito para obras antigas que não possuem registro de suas formas arquitetônicas, imóveis que precisam se regulamentar e locais que devem passar por reformas, visto que permite a concepção de novos projetos sobre a área existente.
De forma conjunta, permite desenvolver projetos complementares (hidrossanitário, elétrico, etc) ao local, sendo um deles o projeto arquitetônico.
Projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico nada mais é do que o retrato do espaço ideal e é o primeiro passo para que uma obra seja bem feita. Durante o projeto acontece a união dos sonhos do cliente com os pedidos legais tocantes. É a junção de vontade e estética. Desse modo, o espaço se torna um ambiente acolhedor e otimizado.
Consiste na visão clara e concisa de todos os locais. Envolve o planejamento de fachadas, do processo construtivo, acabamento e materiais futuros, podendo prever os recursos de dinheiro precisos à realização da obra. Conta com a alusão gráfica de plantas, fachadas e cortes, assim como os aspectos da obra como parte elétrica, hidráulicas e sistemas de automação.
Durante todas as etapas o expert deve seguir tudo o que normas técnicas e leis municipais exigem.
Um projeto desse tipo consiste em 5 etapas, sendo elas:
1 – Levantar os dados
De forma igual ao levantamento nessa primeira etapa também é feito o levante de todos os aspectos físicos do local. Além disso, o arquiteto reúne todas os dados sobre o que o cliente deseja e objetiva. É nesse momento que dados como número de cômodos, tamanho e conceito de design serão fornecidos.
2 – Estudo preliminar
Após o levante de todos os dados, acontece a idealização do projeto, momento em que os primeiros esboços do projeto são feitos. Esses esboços podem ser feitos de forma manual com desenhos em papel ou a partir de recursos eletrônicos como maquetes 3D, plantas humanizadas, entre outros. Leva-se em apreço os recursos disponíveis e as restrições existentes.
3 – Anteprojeto:
Nesta etapa acontece a concretização do projeto através de um compilado de todas os dados levantados no estudo inicial. É também nessa etapa que os aspectos mais técnicos da obra são definidos e a planta baixa de cada andar é feita.
4 – Projeto legal:
É a parte destinada a validação de todas as medidas adotadas, a descrição dos ambientes, o estudo preliminar e anteprojeto para envio aos órgãos que liberam o alvará da obra. É preciso ter em mente que cada cidade tem suas exigências e normas legais a seguir.
5 – Projeto executivo:
Na última etapa, todos os detalhes para a execução da obra estão dispostos em arquivos. Reúne as plantas de detalhes e dos projetos (hidráulico, estrutural, elétrico, etc), o memorial descritivo e a lista de materiais precisos.
Seja o levantamento ou o projeto, o importante é que o arquiteto, junto com o cliente, ofereça as melhores soluções para atender os problemas únicos. Assim, o serviço é escrito e sua execução deve ser feita de maneira concisa, singular e cômoda. Por fim, a arquitetura cumpre seu papel e o cliente fica satisfeito.
Deseja algum desses serviços? Entre em contato conosco. A ELO pode te ajudar no seu sonho.