(function(c,l,a,r,i,t,y){ c[a]=c[a]||function(){(c[a].q=c[a].q||[]).push(arguments)}; t=l.createElement(r);t.async=1;t.src="https://www.clarity.ms/tag/"+i; y=l.getElementsByTagName(r)[0];y.parentNode.insertBefore(t,y); })(window, document, "clarity", "script", "9mpcfphti9");
Levantamento topográfico

Levantamento topográfico: para que serve?

O levantamento topográfico serve como base para outros projetos e na execução de alterações. Assim, é possível conhecer alguns traços e informações sobre o solo de uma região. Ainda confuso? Então, vamos ver um exemplo! 

Se você pretende construir uma casa, é necessário entender como o solo se comporta antes de fazer o projeto arquitetônico e os demais (hidrossanitário, elétrico, entre outros). Assim, o mesmo se aplica para quem pretende expandir sua empresa. 

Então, antes de entendermos o que é e quando realizar um levantamento topográfico, vamos entender um conceito mais abrangente: a topografia. 

O que é topografia?

Estação total

Topografia é um dos ramos da ciência de estudo do solo. Por meio dela, obtêm-se todas os dados terreno. É vital para acompanhamento, implementação de obras, e projetos que envolvam superfícies.

Sendo assim, um dos usos desta ciência é o levantamento topográfico que se baseia em métodos e processos de coleta de dados. Com isso, obtemos elementos para a elaboração de plantas topográficas. 

Qual a importância do levantamento topográfico?

Primeiramente, para planejar uma construção precisa de dados obtidos num levantamento topográfico. Isso porque ele fornece as dimensões e condições do terreno onde será feita a construção. Além disso, a partir das coordenadas e dos pontos de apoio, é possível criar um modelo da superfície do terreno. Assim, confecciona-se uma planta com a posição exata de cada um dos elementos que o compõem

Um bom estudo resulta numa maior gama de dados vitais ao projeto. Sendo assim, todas os dados ajudam a descrever o local onde a construção será feita, seja uma residência ou um novo empreendimento. Dessa maneira, presume-se os serviços que devem ser realizados para o início da construção.

Por conseguinte, o projetista utiliza a planta do levantamento topográfico para situar a obra no terreno e para marcar os pontos de referência. Assim, o projetista está pronto para realizar os projetos arquitetônicos e estruturais.

Como é feito o levantamento topográfico?

A NBR 13.133 dispõe sobre a execução do levantamento topográfico. Aqui, mostra-se de forma simples e prática como esse processo acontece. 

Os pontos de referência ajudam a localizar os elementos de interesse no terreno. O primeiro ponto é definido de forma aleatória e feito com um piquete. O piquete é uma pequena estaca de madeira com uma seção transversal quadrada. Sob o prego fixado no piquete é posicionado o instrumento de medição. 

Ao lado do ponto é alocada uma haste maior com o nome de testemunha que ajuda na localização do ponto. A haste tem nome em ordem crescente no sentido horário, sendo chamada de NR seguida do respectivo número.

Então, está precisando de um levantamento topográfico? Entre em contato que nós da ELO Jr podemos te ajudar!