A contratação de um profissional para a produção dos projetos complementares (hidrossanitário, estrutural e elétrico) de uma edificação é frequentemente substituída pela de mestres de obra ou construtores experientes por ser mais conveniente um único responsável por todas as etapas da construção. De fato, a experiência é fundamental quando o assunto é construir, porém, o conhecimento técnico é também insubstituível. Está em dúvida quanto à real necessidade de solicitar um serviço profissional? Confira, então, os 6 motivos que fazem o Projeto Hidrossanitário necessário em sua obra:
O Projeto Hidrossanitário completo é uma das etapas fundamentais no processo construtivo. Tem como finalidade alocar todos os pontos de abastecimento e esgotamento de água, distribuição de água quente e fria em pontos específicos, e drenagem das águas pluviais. Atua na disposição dos caminhos de tubulação e de outros elementos necessários para o manejo correto dos sistemas hidráulicos e sanitários. Sua necessidade vai muito além da simples aprovação em relação às normas técnicas e concessionárias locais. Pode até conter informações inovadoras que permitem a reutilização de água, além de descrever materiais e soluções mais econômicas que as convencionais.
1. Compatibilização com demais projetos
Não é raro ocorrer na execução da obra a perfuração de colunas, deslocamento ou rompimento de eletrodutos, desvios de tubulações e outros imprevistos ao criar as passagens da estrutura hidráulica. Geralmente, tais problemas existem quando nem todas as disciplinas construtivas foram previstas. Em relação a isso, atualmente, muitas empresas de engenharia e arquitetura convocam uma equipe completa para trabalhar em conjunto nos sistemas arquitetônicos, estruturais, elétricos e hidrossanitários. Essa parceria é auxiliada ainda com a utilização de softwares modernos capazes de agregar diversos dados em um projeto e oferecer imagens em 3D. Assim, o produto gerado estará alinhado com as principais etapas construtivas e com o mínimo de problemas e imprevistos na execução.
Sistema de distribuição de água em imagem 3D com utilização de softwares modernos
2. Padronização dos serviços e previsão dos materiais
Além dos desenhos e cálculos, a entrega de um Projeto Hidrossanitário conta também com um memorial descritivo. Nesse item estarão todas as informações necessárias para uma boa execução do serviço. Trata-se da escolha dos diâmetros das tubulações, especificações da caixa de gordura, descrição do sistema de ventilação, formas de instalação, entre outros. Com esse documento em mãos, o executor da obra põe em prática toda a metodologia de trabalho adequada, livre de soluções improvisadas e desperdícios. Além disso, os materiais a serem utilizados estão todos listados, o que permite a aquisição prévia (e com desconto) antes da obra começar. Isso evita a compra de poucas peças para acabar o serviço ou uma estocagem desnecessária.
3. Ruídos e odores desagradáveis
Na vida cotidiana, às vezes, surgem maus odores que deixam bem claro que algo não está certo no ambiente. Uma situação até comum que pode ter causas passageiras, como algo estragado na cozinha. Outras vezes, o problema persiste e pode necessitar de um especialista. É o caso de resíduos liberados nos esgotos sem abertura de ventilação para o ambiente externo ou de esgotamento parcial por efeito da gravidade.
Outra situação bastante inconveniente são aqueles ruídos ouvidos em um cômodo toda vez que uma pessoa dá descarga no vaso sanitário do banheiro ou liga alguma torneira. Esses barulhos muitas vezes estão associados à pressão inadequada dos fluxos de água ou às diversas curvas existentes até os pontos de saída de água. Trata-se de mais um problema facilmente evitado com a ajuda de um profissional antes ou após a habitação estar pronta.
4. Problemas de manutenção
Segundo o Engenheiro Civil e Projetista Roberto de Carvalho Junior, as instalações hidráulicas e sanitárias são alvos majoritários das reclamações feitas pelos moradores de edificações após a ocupação. Outros levantamentos, como uma pesquisa feita pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás em 2006, apontam que 75% das patologias construtivas são oriundas dessas instalações. Nesse sentido, a economia gerada pela ausência de contratação de um serviço de engenharia é rapidamente substituída por gastos enormes em correções e reformas. Ainda nessa questão, podem surgir complicações nos outros sistemas construtivos que ameaçam a vida dos moradores, como infiltrações nas estruturas.
5. Facilidade em reformas
Por vontade dos moradores ou por necessidade, reformas acontecem nas construções. Conhecidas como causadoras de muita bagunça, quebradeiras e inconveniências, nunca são agradáveis no momento de execução. Dentro dessa questão, é fundamental que todos os projetos originais estejam presentes; isso evita gastos e problemas gerados pela falta de informação de algum elemento do imóvel. Tal fato se aplica no Projeto Hidrossanitário. Possuir uma representação de todas as tubulações e pontos hidráulicos importantes facilita as ações na hora da reforma.
6. Soluções inovadoras e sustentáveis
Contratar um profissional para realizar o Projeto Hidrossanitário não só traz vantagens para o contratante, como também ajuda a minimizar os impactos gerados ao meio ambiente. Um bom especialista é capaz de vincular as soluções tradicionais com o que há de mais moderno e econômico na realidade da engenharia. Assim, pode-se adquirir mecanismos de captação de água da chuva para irrigação e armazenagem das águas cinzas para a reutilização em práticas menos nobres, como dar descarga.
Deseja um projeto hidrossanitário para sua residência, indústria ou comércio? Precisa de um estudo para adequar os sistemas hídricos do local? Então entre em contato conosco.