CapaEmbalagensBlog

Embalagem – Influência para os produtos alimentícios

A embalagem sempre foi considerada como algo descartável, um desperdício de material que impede o consumidor de chegar ao produto. Contudo, boa parte das pessoas não percebe que ela vai além de mostrar o que há dentro do saco de batatas ou da lata de sardinha. Uma embalagem representa proteção e comunicação.

Para se ter uma ideia, a embalagem faz diferença desde a composição do produto até a venda deste nos supermercados, isso se deve a uma das suas principais funções, que é a proteção. Elas devem evitar que o alimento se contamine, ocorra reações não desejadas e que os impactos físicos sejam mínimos. Verifique a seguir qual o tipo ideal de embalagem para cada produto.

 

Plástico

Para alimentos de consumo rápido e aqueles que precisam de temperaturas mais baixas o uso de invólucros de plásticos é o mais indicado. Isso porque estes são mais leves o que garante uma boa conservação e armazenamento mais fácil. Logo, uma Indústria de batata frita ou de barras de cereais que deseja ter um produto de qualidade e ainda por cima aumentar o lucro da venda desses produtos utilizará o plástico como embrulho. Devido a isso, boa parte das embalagens dos alimentos são de plásticos.

 

Vidro

embalagens-vidro

Fica óbvio que a embalagem vai além da função de proteção, ela comunica-se, ou seja, entra em contato com o cliente e é um veículo de vendas. Um exemplo disso, são os modelos retrô de garrafas de vidro do refrigerante Coca-Cola. Essas embalagens vendem a ideia de uma bebida refrescante depois de um longo e cansativo dia de trabalho.

 

Para alimentos que precisam ser hermeticamente lacrados e aqueles que são perecíveis, como azeite e conservas, o vidro é o mais apropriado. Visto que este material não reage quimicamente e é impermeável, de forma que o prazo de validade aumenta. Além disso, o vidro é um material reciclável, sendo reutilizado no processo produtivo. Desse modo, a empresa que quiser gastar menos com o custo de compra e transporte desse material, o vidro é a melhor opção.

 

Alumínio

Para bebidas e alimentos como sardinha e atum, o alumínio é o mais adequado, porque não permite a incidência de luz e impede a troca de gases entre o líquido e o ambiente. O alumínio possui uma habilidade de vedação que preserva mais o sabor. Além disso, para a produção de latinhas de alumínio o consumo de energia elétrica é baixo. 

latas-embalagens

Portanto,  uma Indústria Alimentícia que deseja aumentar o lucro de vendas deve entender que a escolha da embalagem é tão importante quanto a escolha de sabor de um produto no processo produtivo

Posto que é a partir dela que começa a análise de qual produto será colocado vendido, se este é o indicado pela legislação ou pelos estudos e pesquisas realizadas de mercado o pacote está no formato e cor mais atrativos. Em vista disso, fica mais claro que a embalagem possui uma grande influência no processo de desenvolvimento do produto.

Tem alguma dúvida? Deseja uma consultoria? Entre em contato conosco.

 

Autores: Henrique Rodrigues de Moraes e Leticia Lopes Palmeira