Economia de Energia

01/07/2020

Realizar a economia de energia pode ser algo mais fácil do que você pensa. Conheça algumas dicas para você reduzir a sua conta de energia no final do mês.

Nossa vida necessita de Energia Elétrica. Tudo em nosso dia precisa de energia elétrica de forma direta ou indireta, como já vimos aqui no nosso Blog. E sua economia é importante pois te ajuda financeiramente, evitando gastos desnecessários na conta de luz, mas também ajuda o Meio Ambiente. A produção de Energia requer recursos naturais, então economizando energia, representa um cuidado com o nosso planeta. Além disso, com hábitos simples você consegue entender mais sobre os equipamentos que estão na sua casa, protegendo a vida útil deles com uma eficiência energética maior.

Equipamentos com selo do INMETRO

Opte sempre por utilizar eletrodomésticos com o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nele você consegue observar os equipamentos que tem uma maior eficiência energética. No selo, os aparelhos são classificados em uma escala que vai E ( menos eficiente ) até A ( mais eficiente ). Além disso, a tabela mostra um consumo médio mensal do aparelho, o que te ajuda a ter um controle melhor dos seus aparelhos.

Iluminação

Primeiro, não ligue as luzes durante o dia, aproveite a luz natural. Ligue somente a noite, e quando houver necessidade. É um hábito simples, mas acredite, pode fazer diferença. Não pinte as paredes de sua casa com cores escuras, pois vai precisar de luzes mais potentes, e consequentemente usando mais energia. Outra dica é que opte sempre por lâmpadas de LED em vez de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. As lâmpadas de LED são mais econômicas que as fluorescentes, iluminam mais, além de consumirem menos energia em até 30%.

Um detalhe, é que a Universidade Federal de Goiás, a universidade que nós Elo Júnior Engenharia e Arquitetura é vinculada descobriu que um composto químico a base de pequenas moléculas ligadas ao elemento químico cádmio (Cd) pode aumentar de 20% para 75,4% a eficiência de telas de celulares, notebooks, computadores, televisores e lâmpadas, fabricadas a partir de dispositivos emissores de luz conhecidos como OLEDs.

Aparelhos Stand-By

Você sabia que aquela luz de Stand-By na sua TV, Home Theater, Micro-Ondas, Vídeo Game, entre outros, gastam 12% porcento da luz de uma casa? Isso mesmo!!! Se você paga 100 reais de energia, 12 reais é só dessas luzes que ficam acessas.

A primeira recomendação é tirar da tomada sempre que o aparelho não estiver em uso. Mas a Elo vai além, e pensamos em você que quer uma solução mais sofisticada, e por exemplo, tem aquela TV, ou outro aparelho embutida em um painel na sala e não tem como tirar da tomada. Será possível criar um sistema para desligar a luz de stand-by dos meus aparelhos na sala, TV, Home Theater, vídeo game? Na verdade, não precisa criar nada, só precisa adaptar.

O grande segredo é você colocar um Interruptor com tomada, e invés desse interruptor  ligar e desligar uma lâmpada, ele vai liga e desligar uma tomada. E o esquema de ligação é simples. Em uma tomada normal, ligamos Fase, Neutro e Terra, porém, nesse esquema é só passar a Fase primeiro pelo interruptor para depois ir para tomada. Lembre-se que a maioria dos interruptores tem um limite de 10 A.

 

 

 

Ilustração da instalação para economia de energia

 

Dicas de Uso de Aparelhos

 

Os principais aparelhos domésticos que consomem mais energia elétrica são: a geladeira, o chuveiro, a TV, o ferro elétrico, a máquina de lavar, ar condicionado, e também a iluminação. O uso correto destes aparelhos pode ajudar a economizar energia em casa. Aqui vai algumas dicas.

 

Diminua o uso do ar-condicionado

Atualmente, é comum um ar-condicionado nas residências, e deixarmos ligado para refrescar o ambiente, porém, ele gasta muita energia. Mantenha portas e janelas fechadas, pois a circulação de ar externo, faz com que ele gaste mais energia. Busque um Ar-condicionado dimensionado para o local, e sempre desligue se sair do ambiente. Além disso, uma manutenção, como a limpeza dos filtros é sempre importante. Opte pelo uso do ventilador quando possível, se não, utilize o ar-condicionado entre as temperaturas de 23ºC a 25ºC, e, programe-o para se desligar durante a madrugada.

 

Use a geladeira de forma consciente

As geladeiras são essenciais, mas um uso melhor, pode assegurar uma vida útil maior, e  economizar energia. Evite abrir a porta da geladeira constantemente, coloque ou retire alimentos só uma vez. Quando abrimos a sua porta, o ar em seu interior aumenta de temperatura, de forma que a geladeira precisa refrigerá-lo novamente. Além de evitar deixar a porta aberta desnecessariamente.

Degele periodicamente, limpe e mantenha em bom esta do de conservação, e confira se a borracha que emoldura internamente a porta da geladeira está em boas condições e se o aparelho é capaz de isolar o ar em seu interior. Evite colocar alimentos quentes embalados em papel jornal, coloque líquidos em recipientes com tampas, e não forre as prateleiras internas com vidros ou plásticos: isso evita a convecção térmica (principal fenômeno físico responsável pela refrigeração dos alimentos).

 

Reduza o tempo dos banhos

Todos os equipamentos que esquentam sempre gastam muita energia, e por isso, o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões das contas. A potência dos chuveiros geralmente é muito alta, variando entre 2000 W e 5000 W. Atente-se para não tomar banhos longos, e use a chave na posição verão nas épocas quentes. A posição inverno consome 30% mais energia.

 

Confira o relógio medidor

Uma dica importante é você acompanhar o seu consumo pelo seu relógio. Anote o valor medido pelo relógio em um determinado horário. Depois, anote o valor medido no mesmo horário no dia seguinte. Subtraia os valores e obtenha o consumo em 24h. Verifique se o consumo é em média os mesmos valores, e calcule o consumo mensal. Multiplique pela tarifa que está na conta, e veja se o valor pago está próximo do calculado. Peça uma releitura para a empresa de distribuição caso ache o valor discrepante.

Energia Fotovoltaica

É impossível falar de economia de energia, sem falar de energia solar. Mas o que é isso? A geração de energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão da energia luminosa, irradiada pelo Sol, em energia elétrica para ser usada nas residências, comércios e empresas. Através de instalações de placas solares em seu estabelecimento, você começa a gerar sua própria energia, podendo abater até 95% da sua conta de energia. Além de economizar você estará contribuindo para um planeta mais sustentável.

 

Entre em contato conosco e faça um diagnóstico sem compromisso aqui na Elo Júnior Engenharia e Arquitetura.

Análise Tarifária

Poucas pessoas conhecem esse termo, mas pode te ajudar muito. O estudo de análise tarifária busca estudar os hábitos de consumo do cliente com o objetivo de orientá-lo a se enquadrar no melhor grupo consumidor e modalidade tarifária para economizar na conta de energia. Após a análise é indicado ao cliente qual melhor grupo consumidor para que ele se adeque e qual a melhor modalidade tarifária, visando assim economizar na energia, e conta de luz mais baratas. É um serviço não muito conhecido, mas pode fazer muita diferença. Nos contate, e a ELO Júnior Engenharias e Arquitetura pode te ajudar.

Conclusão

Pequenas atitudes podem amenizar este desperdício. Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. Melhor para você, melhor para o mundo. Ao se recusar de economizar energia e recursos naturais, você está contribuindo ativamente para a destruição do planeta. Por isso, por mais que a contribuição individual seja relativamente pequena em relação ao todo, cada um tem que se esforçar para fazer sua parte, e perceber que modificar hábitos pode fazer muita diferença na preservação dos recursos naturais, e na garantia de um futuro mais limpo e próspero.