5 vantagens de ter um aplicativo

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a busca por tecnologias mais acessíveis e modernas crescem cada vez mais. Nesse contexto, um aplicativo pode ser de muita vantagem para você.

Em 2021, os brasileiros foram quem mais acessaram aplicativos no mundo. Ainda mais em tempos de crise e de pandemia, a população está bem mais acostumada com essa realidade digital. Por isso, frequentemente vemos empresários investindo em seus próprios apps.

Mas o que essa tecnologia consegue proporcionar que a faz ser tão utilizada? Para responder essa pergunta, são apresentadas a seguir cinco vantagens para investir em sua aplicação própria da sua empresa:

1 – Maior destaque no mercado

Hoje, um aplicativo passa a ideia de modernidade e de mais confiança no mercado. Com isso, ter um app mostra que sua marca se preocupa e investe em tecnologia para melhorar seus serviços, e que sua empresa é inovadora.

Em estudo realizado em 2020, cerca de 94% dos brasileiros preferem fazer pedidos em apps de delivery.

Ideias como as aplicações do iFood e do Rappi foram determinantes para dominar esse segmento, além do mais se mostram mais eficientes que entregas por telefone.

Esse exemplo no mercado mostra como um app surge como um diferencial enorme de mercado, não apenas em deliverys, mas também em quase qualquer segmento.

2 – Um app aumenta a fidelidade do cliente

Cada vez que um usuário utilizar o smartphone, também irá ver o seu aplicativo instalado no alcance de um clique. E com o tempo, só de pensar no serviço, o usuário irá se lembrar da sua marca.

Além disso, uma simples notificação no celular vai ser suficiente para o cliente ficar sabendo das suas novidades, seus novos serviços e suas ofertas especiais, sem nem precisar abrir a aplicação.

E essas notificações push, facilitam a comunicação com o usuário de maneira sutil, aproximando o relacionamento com a empresa sem parecer abusivo.

Assim, sua marca estará sempre na cabeça dos usuários, que vão passar a conhecer melhor a sua marca, se tornando mais fiéis e engajados. O que não é nada mau, não é mesmo?

3 – Atendimento personalizado e prático

Quando um cliente está com algum problema, ele quer resolvê-lo o mais rápido possível. E, às vezes, a velocidade do suporte de uma empresa é determinante para um cliente continuar sendo cliente.

Um app, permite que esse diálogo ocorra de forma rápida e simples, tanto pro cliente quanto para quem está atendendo, em que ambos terão facilidade de acesso às informações da empresa e do problema.

Além disso, se mostra mais confiável e personalizado, já que com a aplicação em seu alcance, os usuários não precisam se preocupar em perder o contato com a empresa e terão controle de suas queixas.

4 – Um aplicativo tem serviços e funcionalidades únicas

O app é capaz de oferecer uma gama de funcionalidades que são úteis tanto para o cliente quanto para quem o possui.

Para o usuário, as utilidades vão desde um maior controle das atividades na aplicação, a um relacionamento mais próximo, até funções mais complexas e específicas, como envio de imagens, serviço baseado na localização, e bate-papos online.

Para a marca, consegue permitir uma análise de dados mais precisa do comportamento dos consumidores.  Também permite que certos botões sejam posicionados em locais estratégicos pensando na melhor forma de alcançar certo objetivo.

Embora algumas dessas funcionalidades também possam ser aplicadas em outras tecnologias, como e-commerces e sistemas web, não deixam de mostrar a extensão das utilidades possíveis em um aplicativo.

5 – Um aplicativo fortalece a sua marca

A imagem de uma marca pode ser completamente renovada com um investimento em aplicativos.

Esse é o caso da 99Taxi, fundada em 2012, que conseguiu uma alternativa para taxistas concorrerem com as aplicações de motoristas particulares, como o Uber. Com ideia similar, mas com taxistas licenciados, a 99 pôde modernizar as empresas de táxi e se fortalecer nesse nicho.

Isso ilustra como o investimento em um app te favorece no mercado, mas não só no segmento de transporte, mas também para qualquer cenário, não importando o quão pra trás você pense que esteja.

Autor: Pedro Henrique Aquino, colaborador do núcleo de automação e TI

Com tudo aprendido aqui, o que você acha de fazer um app? Fale com a gente!

[wpforms id=”14748″]