Sistema web, aplicativo e site: Qual a diferença?

Diversas empresas e pessoas buscam soluções eficientes em diferentes plataformas de tecnologia. A procura por sites, sistemas web ou aplicativos é constante. Porém, também é comum a confusão e a associação entre essas plataformas. Afinal, o que é site, sistemas web e aplicativo? E no que eles se diferenciam? 

O que é um site?

Site é um conjunto de páginas web armazenadas em uma pasta num servidor. Assim, identificar página e site como sinônimos é bastante comum.

No entanto, páginas web estão contidas em um site. Por exemplo, este texto que você está lendo está em uma página que compõe o site da ELO.

Uma vantagem desse modelo é o baixo custo. Pois é um projeto simples que cumpre com objetivos e funções específicas. A partir dele o cliente pode captar novos clientes e promover a sua marca. Porém, é importante ressaltar que é necessário uma manutenção constante para que se mantenha produtivo.

Alguns exemplos de sites com essas funções: informativo, institucional, portfólio, comercial(e-commerce).

O que é um sistema web?

Diferente dos sites, os sistemas web são softwares hospedados em servidores. O acesso a esses sistemas ocorre, como nos sites, através do navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Safari,etc.), entretanto apenas por usuários cadastrados. Geralmente, isso ocorre com um login e uma senha.

É uma solução para simplificar, agilizar e aumentar a produtividade dos processos das empresas/pessoas. Os sistemas web são mais complexos e caros devido às múltiplas funções que podem exercer.

É uma solução segura e que pode ser moldada de acordo com a necessidade. A principal função de um sistema web é solucionar problemas e necessidades, enquanto que os sites possuem mais caráter informativo.

O que é um aplicativo?

Dentre as 3 plataformas citadas, o aplicativo é com certeza a mais completa de todas. Um aplicativo é um software que roda diretamente no sistema operacional do seu dispositivo (Android, IOS, Windows Phone), e, portanto, tem que ser instalado no seu smartphone.

Os desempenho e experiência são melhores que dos sites e sistemas web. No entanto, ele acarreta um desenvolvimento mais complexo e, consequentemente, um alto custo. São necessários desenvolvimentos diferentes para cada sistema operacional.

Melhor opção?

Depende. Cada uma das plataformas possui suas funcionalidades, seus custos e suas complexidades. Sua escolha deve se basear nas suas necessidades e como você quer alcançá-las. A ELO pode te ajudar a encontrar a solução ideal.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Autor: João Paulo Pacheco Potenciano – Membro do núcleo de Automação e TI

[wpforms id=”14748″]