Projeto Luminotécnico: O que é e por que fazer?

Quando pensamos em reformar e transformar um espaço (seja ele na nossa casa, no trabalho, ou em lugares públicos), sempre damos muita importância para o layout, texturas e cores; ou seja, aquilo que de primeira percebemos que é bonito e nos trará um maior conforto. Porém, o que muitas vezes acontece, é que as pessoas se esquecem de dar atenção para um fator extremamente importante para o embelezamento e nosso conforto: a iluminação.

Ao iluminar um espaço, devem ser considerados todos os detalhes de uso e layout do ambiente, para que a iluminação seja adequada e traga um conforto visual eficiente. Essa prática de análise de luz para o conforto, se chama projeto luminotécnico, e é ela que muitas vezes diferencia o projeto amador do projeto profissional. Entenda agora como funciona esse tipo de projeto e sua importância.

O que é um projeto luminotécnico?

É um projeto que pode ser feito por um arquiteto ou designer de interiores, que visa uma combinação entre luz e arquitetura, analisando a quantidade de luz necessária para cada ambiente, de acordo com a sua funcionalidade. Nele, são feitos cálculos que encontram o nível de iluminação exato que proporciona o maior conforto visual possível, para as pessoas que utilizam do espaço.

Geralmente, o projeto luminotécnico vem associado ao projeto de interiores, ou ao projeto de reforma, agregando à otimização do espaço e melhorando a qualidade da experiência das pessoas que utilizam o mesmo; visto que o deixa mais bonito e receptivo visualmente.

Qual a importância do projeto luminotécnico?

A iluminação tem a capacidade de ampliar, reduzir, aquecer, esfriar e esconder espaços, influenciando diretamente no conforto visual dos ambientes.

A escolha da cor da lâmpada por exemplo, pode mudar completamente a atmosfera e a temperatura do espaço. Para locais em que visamos maior aconchego, luzes quentes e neutras são mais recomendadas, visto que são capazes de relaxar a vista. Já para locais de trabalho, luzes frias são as mais indicadas, pois estimulam o foco, a concentração e o equilíbrio. Porém é bom lembrar que (tirando o ambiente de trabalho em que a luz branca é obrigatória de acordo com a NR-17) não existe regra, você pode brincar com as luzes como quiser, e é aí que o conhecimento de um profissional se destaca.

a diferença que a temperatura de cor faz em um ambiente

Representação de diferentes tipos de luz em um mesmo ambiente

Assim, partir do planejamento do profissional, é possível determinar qual lâmpada é a ideal para aquele espaço, de acordo com sua funcionalidade, podendo inclusive economizar energia. Visto que uma iluminação eficiente é aquela que consegue proporcionar a quantidade de luz necessária, sem gastar muita energia. Muitas pessoas acabam colocando lâmpadas demais sem necessidade e nem se dão conta disso.

Outras formas de usar a iluminação que estão presentes dentro da proposta de um projeto luminotécnico são:

  • Usar iluminação direcionada para dar ênfase a um determinado material, textura ou objeto, valorizando a decoração e deixando o ambiente mais bonito e receptivo, como na foto abaixo:

decoração iluminada

  • Tornar o ambiente mais amplo através da colocação de mais pontos de luz (cantos escuros fazem o espaço parecer menor) como os ‘’spots’’ embutidos no forro ou sancas de luz:

  • Iluminação indireta que reflete na superfície mais próxima e se distribui pelo ambiente. Na imagem abaixo é possível perceber esse tipo de iluminação atrás das cabeceiras com fita de LED, que por não ir diretamente aos olhos e possuir um cor quente, auxilia no relaxamento e no conforto visual na hora de dormir. Também é possível observar na imagem iluminações diretas nas luminárias, que podem auxiliar em atividades que precisam de mais luz:

O projeto luminotécnico pode prever iluminação próxima à cabeceira da cama deixa o ambiente mais aconchegante

Projeto Luminotécnico no contexto atual: vale a pena?

Sim! É sempre bom ressaltar que a iluminação correta também é capaz de melhorar o desempenho dos frequentadores do espaço em casos de ambientes profissionais, visto que a maior visibilidade do posto de serviço evita desgaste do sistema nervoso e possíveis acidentes. Logo proporciona também maior segurança e bem estar.

Dessa forma, associando ao momento atual de pandemia em que o chamado ‘’home office’’ ganhou mais espaço, um bom projeto luminotécnico assume um papel de grande importância; visto que uma iluminação mal feita no local de trabalho pode causar problemas de visão, cansaço, diminuir a concentração e portanto atrapalhar na produtividade, e ninguém quer que isso aconteça.

Assim, apesar da mudança do local de trabalho de muitas pessoas para dentro de casa, os cuidados com a nossa saúde e segurança tão prezados nos ambientes de trabalho formais, não podem ser deixados de lado, muito menos a produtividade. E muitas vezes, as pessoas não conseguem identificar que uma mudança simples como a representada na imagem abaixo, de mudar apenas uma forma de iluminação, pode trazer mais conforto e melhorar o desempenho, por isso a importância da ajuda profissional.

centralizar o eixo da luz principal facilita a leitura

Foto ilustrativa da centralização do eixo de luz principal, facilitando a leitura

Caso identifique que você também quer e precisa desse tipo de conforto que a iluminação pode proporcionar, entre em contato conosco! Aqui na ELO nós oferecemos o projeto luminotécnico e temos todo os aparatos necessários para proporcionar aos nossos clientes uma iluminação eficiente e agradável.

Nós fazemos um orçamento gratuito.